AchèAchè
search
Título

Como é o tratamento para a síndrome das unhas frágeis?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

A síndrome das unhas frágeis é um problema dermatológico bastante comum, principalmente entre as mulheres e afeta, de acordo com a dermatologista Daniela Moraes Souza Gorgulho, cerca de 20% da população. Trata-se de uma alteração que diminui a resistência das unhas, cujas causas ainda não foram totalmente esclarecidas. Entretanto, acredita-se que o problema tenha origem vascular e traumática.

Vitaminas ajudam a fortalecer as unhas


Para tratar a síndrome, Daniela recomenda o consumo de formulações para uso oral que combinem vitaminas e outros elementos específicos para estimular o fortalecimento das unhas, como a biotina, o principal suplemento recomendado para essa condição. “Além da biotina, podemos associar ainda cremes ou esmaltes para aplicação local, contendo diversos ativos fortalecedores, protetores e hidratantes”, afirma a dermatologista.

O tratamento da condição passa por medidas básicas que devem ser adotadas no dia a dia. “Deve-se evitar a desidratação e a umidificação excessivas das unhas, assim como o uso de substâncias irritativas”, explica a especialista. Ela recomenda o uso de luvas ao entrar em contato com agentes químicos, como solventes, sabões, ácidos, removedores de esmalte e produtos de limpeza.

Manter as cutículas é uma das medidas do tratamento da síndrome


Outros hábitos citados pela dermatologista são manter as unhas aparadas, além de não retirar o excesso de cutícula ou, de preferência, não retirar as cutículas. É preciso ainda ter cuidado com o uso constante de esmaltes e produtos que contêm formaldeído, que devem ser evitados.

Existem alguns casos em que a síndrome é um sintoma de outro problema existente no organismo. “Algumas doenças sistêmicas, como hipo e hipertireoidismo, diabetes, anorexia, bulimia, deficiências circulatórias e anemia, também podem deixar as unhas fracas”, alerta Daniela, que diz ainda que uma consulta com um especialista é fundamental para investigar, diagnosticar e tratar a causa primária.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?

Como o nome sugere, o pré-diabetes é um quadro que antecede o diabetes e que também apresenta elevação importante de açúcar no sangue, porém não o suficiente para que o diagnóstico da doença seja feito. Caso o aumento da glicose no sangue seja identificado ainda nesta fase, é possível evitar que a doença se manifeste […]

Artigos
Obesidade: Como proteger as articulações quando estamos acima do peso?

A obesidade provoca uma série de consequências ruins para a saúde e uma delas é o desgaste das articulações. O peso excessivo do corpo sobrecarrega essas estruturas, além de ossos e cartilagem. Emagrecer torna-se, então, uma medida necessária. Para isso, deve-se recorrer a um profissional que oriente o tratamento adequado.    “O passo inicial é […]

Artigos
Por que diabéticos correm riscos maiores de perder a visão?

O diabetes é uma alteração metabólica de origem múltipla e se caracteriza pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina em exercer adequadamente suas funções, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. Mas você sabia que a doença pode afetar a visão do portador? “O diabetes compromete várias estruturas do olho”, afirma o […]

Converse com um dos nossos atendentes