Quais são os tipos de micose que existem?


  • +A
  • -A
Imagem do post Quais são os tipos de micose que existem?

Os fungos estão entre os seres vivos mais antigos do planeta e vivem em quase todos os ambientes, incluindo o corpo humano. Ao encontrar condições propícias ao seu desenvolvimento, como umidade e calor, esses fungos começam a se reproduzir com mais velocidade. Nos humanos, podem gerar infecções chamadas de micoses, vistas nas unhas, na pele, no cabelo e nas regiões de mucosa e que se apresentam em diferentes tipos, com diversas características.

 

Dermatofitose causa manchas na pele

 


O tipo mais comum de
micose, segundo a dermatologista Bianca Venturini, é a dermatofitose, também chamada de tinea ou tinha. “Manifestam-se como manchas ou placas avermelhadas na pele, que causam descamação e coceira. As áreas mais comumente atingidas são pés ou virilha”, afirma a profissional.

As dermatofitoses também podem causar lesões nas unhas, problema conhecido como onicomicose, que forma um resíduo esbranquiçado e provoca o descolamento da unha. Já no couro cabeludo, este tipo de micose pode causar descamação e alguns pacientes podem apresentar fratura dos cabelos em áreas arredondadas.

 

Candidíase é comum em pessoas que trabalham em contato com água

 


Outro tipo de micose é a pitiríase versicolor, mais conhecida como pano branco. “Provoca manchas brancas, castanhas ou róseas no tronco e que podem descamar (escama bem fina, às vezes não percebida), mas não apresentam sintomas e não são
transmitidas para outras pessoas“, explica a especialista. As manchas são vistas isoladas ou agrupadas.

Já a candidíase é resultado da presença dos fungos do gênero Candida e atinge regiões de mucosa, pele e unhas. “Na pele, aparece em áreas de dobra como lesões avermelhadas com coceira ou ardência. É mais comum em trabalhadores que tenham hábito de manusear água, pois o excesso de umidade favorece o crescimento do fungo na região”, alerta Bianca.

 

Dra. Bianca Venturini é dermatologista, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e pós-graduada pela UNIRIO. CRM-RJ: 52778249

 

Foto: Shutterstock

TAGS
micose
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são os tipos de micose que existem?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.