Quais são os tipos de micose que existem?


  • +A
  • -A

Os fungos estão entre os seres vivos mais antigos do planeta e vivem em quase todos os ambientes, incluindo o corpo humano. Ao encontrar condições propícias ao seu desenvolvimento, como umidade e calor, esses fungos começam a se reproduzir com mais velocidade. Nos humanos, podem gerar infecções chamadas de micoses, vistas nas unhas, na pele, no cabelo e nas regiões de mucosa e que se apresentam em diferentes tipos, com diversas características.

 

Dermatofitose causa manchas na pele

 


O tipo mais comum de
micose, segundo a dermatologista Bianca Venturini, é a dermatofitose, também chamada de tinea ou tinha. “Manifestam-se como manchas ou placas avermelhadas na pele, que causam descamação e coceira. As áreas mais comumente atingidas são pés ou virilha”, afirma a profissional.

As dermatofitoses também podem causar lesões nas unhas, problema conhecido como onicomicose, que forma um resíduo esbranquiçado e provoca o descolamento da unha. Já no couro cabeludo, este tipo de micose pode causar descamação e alguns pacientes podem apresentar fratura dos cabelos em áreas arredondadas.

 

Candidíase é comum em pessoas que trabalham em contato com água

 


Outro tipo de micose é a pitiríase versicolor, mais conhecida como pano branco. “Provoca manchas brancas, castanhas ou róseas no tronco e que podem descamar (escama bem fina, às vezes não percebida), mas não apresentam sintomas e não são
transmitidas para outras pessoas“, explica a especialista. As manchas são vistas isoladas ou agrupadas.

Já a candidíase é resultado da presença dos fungos do gênero Candida e atinge regiões de mucosa, pele e unhas. “Na pele, aparece em áreas de dobra como lesões avermelhadas com coceira ou ardência. É mais comum em trabalhadores que tenham hábito de manusear água, pois o excesso de umidade favorece o crescimento do fungo na região”, alerta Bianca.

 

Dra. Bianca Venturini é dermatologista, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e pós-graduada pela UNIRIO. CRM-RJ: 52778249

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
micose
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Quais são os tipos de micose que existem?"

aluizio gomes do nascimento

acima das minhas duas sobrancelhas estão ficando branca e coça, aos pouco se desenvolve. Tive oportunidade de assistir na tv um médico comentando com uma paciente que poderia ser câncer, Tem sentido.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Aluizio, para uma melhor identificação dos seus sintomas é imprescindível a consulta com o dermatologista para que diante de exames ele possa identificar as causas e o tratamento mais adequado. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.