Vencendo a calvície: Quais cuidados podem complementar seu tratamento?


  • +A
  • -A

O tratamento da calvície deve ser feito com paciência, já que os resultados não surgem da noite para o dia: os primeiros sinais de melhora no quadro podem demorar de dois a quatro meses. Além do uso de medicações tópicas, existem cuidados que devem ser adotados como forma de complementar o tratamento.


Alimentação pode influenciar a calvície


A principal causa para a queda de cabelo é a genética e, por isso, o tipo mais comum de calvície é chamada de alopecia androgenética. No entanto,
existem outros tipos que podem ser influenciados pela alimentação, por exemplo.

“Quando se identificar um aumento no volume da queda de cabelos, é importante fazer uma investigação da causa, pois pode estar ocorrendo alguma deficiência de vitaminas, ferro ou mesmo alguma patologia mais grave”, afirma a dermatologista Juliana Fonte.

A partir daí, é importante que o paciente em tratamento busque o auxílio não só do dermatologista, mas também de um nutricionista. O objetivo é criar uma rotina alimentar mais saudável e que reponha essas deficiências para diminuir a queda de cabelo.


Usar bonés pode facilitar queda de cabelo


Quem tem o costume de tomar banho minutos antes de se deitar para dormir também deve ficar atento. “Dormir com os cabelos molhados pode favorecer o desenvolvimento de fungos que podem provocar a dermatite seborreica, que favorece a queda de cabelos”, alerta a médica. O
uso excessivo de bonés e chapéus também pode facilitar o crescimento de fungos.

Outro inimigo da saúde capilar é o estresse. O paciente em tratamento da calvície deve evitar situações estressantes e, caso seja necessário, procurar ajuda psicológica. Vale lembrar também que é importante evitar tomar banhos muito quentes, retirar a oleosidade do cabelo mantendo-o sempre limpo e cuidar da saúde de uma forma geral, já que doenças e alterações hormonais influenciam na queda capilar.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Juliana Fonte

Dra. Juliana Fonte

Dermatologia

CRM: 32136 / RS

TAGS
cabelos
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Vencendo a calvície: Quais cuidados podem complementar seu tratamento?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.