Qual é a relação da oleosidade do couro cabeludo com a calvície?

  • +A
  • -A

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a alopecia androgenética (calvície) se manifesta, principalmente, em função da herança genética – como sugere o nome. Sendo assim, fatores como a oleosidade do couro cabeludo são considerados secundários neste quadro. Mesmo assim, contribuem para aumentar ainda mais a perda de volume capilar. 

Oleosidade é fator secundário para manifestação da calvície


“A oleosidade nunca será uma causadora da calvície. Porém,
o excesso de oleosidade pode causar um ambiente inóspito no couro cabeludo, propiciando, assim, a queda de cabelo. E isto pode representar um problema em um paciente já com tendência à calvície”, explica a dermatologista Gabriella Albuquerque.

Mais do que a queda dos fios, a calvície representa o afinamento gradativo dos mesmos, de tal maneira que em determinadas áreas do couro cabeludo simplesmente o cabelo para de crescer. Quando uma área já está totalmente careca, não é mais possível estimular o crescimento pelos tratamentos hoje conhecidos e indicados pelos médicos especialistas. 

Tratamento contra calvície


Sendo assim, para que o tratamento tenha chance de sucesso, é muito importante que o paciente busque o diagnóstico e inicie o processo de recuperação o quanto antes, ainda no início dos sintomas. Em paralelo ao tratamento contra a calvície em si, é válido buscar também formas de combater o
excesso de oleosidade no couro cabeludo, caso isso seja um problema em questão. 

O tratamento contra calvície se baseia no uso de medicação específica. Os remédios tópicos com substâncias que aumentam a vascularização local são opções interessantes. Também é comum que os médicos prescrevam uso de suplementos vitamínicos capazes de reduzir o estresse oxidativo no bulbo capilar.  

 

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia:

https://www.sbd.org.br/dermatologia/cabelo/doencas-e-problemas/alopecia-androgenetica/25/

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Gabriella Albuquerque

Dra. Gabriella Albuquerque

Dermatologia

CRM: 71503-4 / RJ

TAGS
cabelos
calvicie
queda-de-cabelo

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Qual é a relação da oleosidade do couro cabeludo com a calvície?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.