Os fios de quem tem calvície são mais frágeis do que o normal?


  • +A
  • -A

A calvície é uma condição vista principalmente nos homens e causada por diversos fatores, sendo a genética a razão mais frequente. Nestes casos, a calvície recebe o nome de alopecia androgenética, podendo ser tratada com medicações orais e tópicas. Além da queda intensa dos fios e de falhas cada vez maiores no couro cabeludo, outro problema é uma maior fragilidade dos fios, que surge junto à calvície.

Genética e alimentação podem deixar fios mais frágeis


De acordo com o dermatologista Bruno Vargas, é preciso investigar a
causa da calvície para entender o motivo para os fios estarem mais frágeis: “Não existe uma resposta única para explicar porque uma pessoa está com queda de cabelo. A perda dos fios pode ser causada por fatores genéticos, má alimentação, alterações hormonais, uso de determinados medicamentos, desnutrição e estresse”.

Uma dieta desequilibrada tem sua parcela de culpa, por exemplo, já que os fios precisam receber quantidades adequadas de proteína, cálcio, ferro e das vitaminas B, C e E para crescerem fortes: “A alimentação interfere na saúde de nosso organismo como um todo e a deficiência de determinadas vitaminas, por exemplo, tem impacto nos cabelos”, ressalta o médico.

Remédio para calvície pode melhorar a saúde do cabelo


O mais importante, segundo o especialista, é fazer um acompanhamento regular da saúde capilar com um dermatologista: “Existem exames precisos de tricoscopia (dermatoscopia digital), por exemplo, que avaliam a saúde do couro cabeludo, bem como dos fios, e auxiliam no diagnóstico do tipo de queda”. A partir daí, é possível estabelecer uma linha de tratamento mais eficaz.

Dr. Bruno Vargas ainda cita os medicamentos que desaceleram o processo da queda e estimulam o crescimento de fios novos como opções de tratamento. O uso de medicamentos no couro cabeludo e até mesmo tecnologias a laser são aliados ao tratamento com remédios para reduzir a queda e, assim, impedir a fragilidade dos fios.

Dr. Bruno Vargas Aniceto é dermatologista, graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM-MG: 38959

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
cabelos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Os fios de quem tem calvície são mais frágeis do que o normal?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.