Quais são os efeitos de uma dieta pouco nutritiva na saúde capilar?


  • +A
  • -A

A maioria das pessoas sabe da importância da alimentação para a saúde humana. Ela é fundamental para manter o corpo em pleno funcionamento, além de prevenir e tratar muitas doenças. No entanto, nem todo mundo se lembra que a alimentação também pode interferir na aparência e na saúde capilar. Veja como a pouca variedade de nutrientes pode prejudicar os cabelos.

Alimentação pobre em nutrientes deixa o cabelo seco e quebradiço


“Uma dieta pouco nutritiva afeta diretamente os fios,
tornando-os mais frágeis, quebradiços, opacos, com dificuldade de crescimento e, principalmente, com mais queda“, afirma a dermatologista Juliana Fonte. Por isso, quem deseja manter os cabelos bonitos e saudáveis deve dedicar mais atenção às refeições para garantir boas quantidades e variedades de nutrientes. 

“Para ter fios saudáveis, devemos manter uma dieta balanceada e nutritiva, contendo proteínas, vitaminas, ferro e zinco”, recomenda a médica. De acordo com a especialista, as vitaminas mais importantes para a saúde capilar são as vitaminas A e C, uma vez que são responsáveis por hidratar, fortalecer e nutrir profundamente os fios. 

Onde encontrar os nutrientes importantes para a saúde capilar?


Esses nutrientes são facilmente encontrados na alimentação típica dos brasileiros. Carne, peixe, ovo, leite e seus derivados são alimentos ricos em proteínas, enquanto feijão e beterraba têm boas concentrações de ferro. Já o zinco é encontrado no amendoim, na amêndoa e nas sementes de abóbora. Cenoura, tomate e manga são ricos em vitamina A e laranja, limão, kiwi, abacaxi e acerola, em vitamina C. 

Tratamentos feitos diretamente nos fios também contribuem para a saúde capilar. Como exemplos, Dra. Juliana cita o uso correto de xampus e condicionadores, respeitando o tipo de cabelo para o qual esses produtos são indicados, além de hidratações e reconstruções quando forem necessárias, principalmente para os fios submetidos a procedimentos químicos. 


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Juliana Fonte

Dra. Juliana Fonte

Dermatologia

CRM: 32136 / RS

TAGS
cabelos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são os efeitos de uma dieta pouco nutritiva na saúde capilar?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.