A calvície pode se manifestar apenas na terceira idade?

  • +A
  • -A

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, homens e mulheres podem ser acometidos pela calvície, a qual se inicia na adolescência, se tornando aparente mais para frente, por volta dos 40 e 50 anos de idade. Portanto, não é comum que a manifestação do principal sintoma do quadro (queda capilar) ocorra apenas na terceira idade.

Calvície apenas na terceira idade tem mais chances de ocorrer em mulheres


Mesmo assim, podem acontecer casos raros de indivíduos que apenas apresentem os sintomas da calvície na velhice. “Apesar de não ser o mais comum, na mulher a calvície pode iniciar em idades mais avançadas, pois nelas há uma menor influência dos fatores hormonais”, afirma a dermatologista Karina Lopes.

Nos homens, a manifestação tende a acontecer antes, já que a questão hormonal impacta mais no processo de perda dos fios. Sendo assim, da adolescência até o início da vida adulta, ocorre o afinamento dos fios e logo em seguida as áreas sem ou praticamente sem cabelo começam a aparecer de forma evidente. 

Prevenção e tratamento da queda excessiva de cabelo


Por mais que, em média, a calvície apareça entre os 40 e 50 anos de idade, o tempo de manifestação do sintoma é muito particular. Ou seja, há homens que já apresentam áreas totalmente calvas ainda durante a juventude.
A prevenção e o tratamento adotados devem, portanto, estar de acordo com a realidade de cada um, sendo iniciados assim que o paciente perceber o afinamento dos fios. 

Como a calvície está muito ligada à genética, é difícil falar em prevenção. A melhor forma de prevenir é iniciar o tratamento o quanto antes, buscando um profissional especialista que indique o medicamento mais adequado para frear o processo de afinamento e queda dos fios e para estimular o crescimento capilar nas áreas que possam já ter sido afetadas.  

 

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD): https://www.sbd.org.br/dermatologia/cabelo/doencas-e-problemas/alopecia-androgenetica/25/

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Karina Lopes

Dra. Karina Lopes

Dermatologia

CRM: 157665 / SP

TAGS
cabelos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A calvície pode se manifestar apenas na terceira idade?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.