Manter o cabelo limpo ajuda no tratamento da calvície?

  • +A
  • -A

A calvície é uma condição marcada pela queda progressiva do cabelo, que pode ser percebida ao tomar banho, por exemplo. Nestes casos, como é comum ver uma grande quantidade de fios caindo durante o banho, algumas pessoas acreditam que lavar o cabelo é um hábito que pode favorecer a queda capilar, mas não é bem assim.

 

Sujeira e oleosidade podem favorecer um dos tipos de calvície

 

Na verdade, a limpeza do cabelo e do couro cabeludo até ajuda o tratamento de alguns tipos de calvície. “Deixar de lavar o cabelo não impede a queda dos fios. Pelo contrário, a má higiene leva ao acúmulo de oleosidade, que pode gerar dermatite seborreica, uma das causas da perda dos fios (eflúvio telógeno)”, afirma a dermatologista Marcela Benez.

Segundo a médica, é importante limpar os fios com xampus neutros em dias alternados ou a cada dois dias. Já os homens, por terem o cabelo mais curto, em geral, podem lavar diariamente. “Evite o uso de condicionador na raiz do cabelo porque pode gerar ou piorar uma dermatite seborreica. Nestes casos, deve-se usar xampus próprios para o tratamento desta inflamação”, aconselha a especialista.

 

Alimentação saudável ajuda a manter os cabelos protegidos

 

Manter uma boa alimentação também está entre as recomendações da Dra. Marcela. Alimentos ricos em vitaminas e minerais são um dos mais importantes, já que são matérias-primas para a fabricação do cabelo. Outras medidas que podem ser citadas são manter os fios hidratados, evitar tracioná-los ao fazer um rabo de cavalo muito apertado e, ao se expor ao sol, proteger o cabelo com filtro solar apropriado e usar chapéus e bonés.

No entanto, vale lembrar que o principal tipo de calvície é a alopecia androgenética, determinada geneticamente e diagnosticada principalmente nos homens. Para esta condição, o mais indicado é procurar um profissional para fazer o tratamento com medicações tópicas assim que os primeiros sinais forem percebidos.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Marcela Benez

Dra. Marcela Benez

Dermatologia

CRM: 52802263 / RJ

TAGS
cabelos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Manter o cabelo limpo ajuda no tratamento da calvície?"

Daniele dos santos

alopecia arata

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Daniele. A alopecia areata é uma doença inflamatória que provoca a queda de cabelo. Diversos fatores estão envolvidos no seu desenvolvimento, como a genética e a participação autoimune. Para o tratamento, é necessário consultar um dermatologista que indicará a terapêutica ideal. Abraços!

Adriana

É normal o cabelo da frente não crescer? Fiz uma Cesária á 6 anos e meu cabelo começou a cair,fiz tratamento com pantogar voltou a crescer e parou de cair,más aqueles cabelinhos da frente nunca mais cresceu! Rsrsrs

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Adriana. Isso pode ocorrer por dois motivos: o primeiro é pelo fato do crescimento do cabelo ser lento, então não se percebe melhora imediatamente. O segundo é que o cabelo passa por uma queda natural após diversos fatores, como infecções, traumas, estresses, etc. Esta queda natural normalmente é fisiológica e demora um tempo para se regularizar. Por isso, mesmo com o uso de medicações específicas para fortalecimento capilar já iniciado os fios se mantém em queda. Todavia, um médico dermatologista é capaz de realizar uma avaliação e orientá-la acerca do seu tratamento de maneira específica analisando sua situação. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.