AchèAchè
    search
    Título

    Pele oleosa: como são os cuidados de limpeza para evitar problemas como a acne?

    Uncategorized

    Por

    A pele é o maior órgão do corpo e um dos mais importantes, já que é a principal barreira de proteção entre o organismo e o ambiente. Por isso, para se manter saudável e com bom aspecto, precisa de cuidados específicos para cada tipo, como seca e oleosa. Nesse segundo caso, a limpeza é fundamental para evitar problemas como a acne. Afinal, como deve ser feita a limpeza de uma pele oleosa?

     

    Pele oleosa precisa ter uma rotina própria de limpeza

    O controle da oleosidade é um passo importante na limpeza de pele oleosa, mas se engana quem acha que o objetivo deve ser tirar todo o óleo com qualquer sabonete disponível. Isso pode, inclusive, piorar o problema. “A pele oleosa deve sempre ter cuidados específicos”, afirma a dermatologista Cinthya Basaglia Fonseca. “Deve ser feita uma higiene específica com um sabonete adequado para pele oleosa e essa limpeza deve ser feita no máximo duas vezes ao dia, para não causar um efeito rebote na pele e, ao invés de ‘secar’, deixá-la mais oleosa ainda”, acrescenta a médica. 

    O efeito rebote, citado pela especialista, consiste em uma produção maior de sebo na pele para compensar o que foi removido pela limpeza excessiva, já que algum grau de oleosidade natural é importante para a saúde da pele.

    Além disso, é importante ficar atento ao efeito prejudicial de produtos cosméticos e da poluição no rosto, já que o entupimento dos poros é ainda mais comum em quem tem a pele oleosa. “É importante sempre retirar a maquiagem à noite e, de preferência, usar uma água micelar após a limpeza para retirar qualquer resíduo, seja da maquiagem ou até mesmo da poluição”, recomenda a dermatologista.

    Hidratação da pele também é ponto chave para lidar com oleosidade

    Quem tem a pele oleosa pode achar que a hidratação não é tão importante, ou talvez deva até mesmo ser evitada, para não piorar o problema. Essa perspectiva está completamente errada, já que a hidratação adequada, com os produtos certos, pode fazer muita diferença na saúde e na aparência da sua pele. “Outro ponto importante é a hidratação da pele oleosa”, completa Cinthya. “Essa pele também precisa ser hidratada. Hoje, temos diversos hidratantes específicos para esse tipo de pele”, adiciona. Para evitar a sensação “grudenta” na pele oleosa, a especialista recomenda um hidratante sérum, que tem uma consistência mais leve.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes