Chocolate dá espinha? Lavar o rosto ajuda? Conheça os mitos e verdades sobre a acne!


  • +A
  • -A

A acne é um problema bastante comum, mas nem todo mundo sabe ao certo as causas e fatores de risco do problema. A falta de conhecimento dá margem para que mitos sejam alimentados, entrando em conflito com os fatos relacionados a este incômodo problema que acomete a pele. Para que você fique verdadeiramente informado, separamos algumas informações sobre a acne!

Lavar demais a pele e comer chocolate pioram o quadro de acne


Um dos mitos mais comuns é o de que lavar o rosto diversas vezes ajuda a controlar a acne. Higienizar o rosto, de fato, é uma medida importante contra as espinhas, mas fazer isso excessivamente causa o efeito contrário, pois
provoca o aumento da oleosidade na pele. “Lavar muitas vezes o rosto piora a oleosidade, pois retira em excesso a proteção lipídica da pele, estimulando a produção de óleo. Em média, são necessárias somente duas lavagens ao dia”, recomenda a dermatologista Gabriela Itimura.

Já o hábito de comer chocolate realmente contribui para aumentar a acne na pele, mesmo que possa parecer outro mito. Segundo a especialista, comer chocolate favorece o surgimento de espinhas por conta do alto teor glicêmico do alimento. Isso estimula a produção de sebo, o que implica em oleosidade e inflamação da pele.

Mexer na pele com acne nunca é uma boa ideia


Outro fato que algumas pessoas acham que funciona para melhorar a acne, mas na verdade, é mais um mito, é a prática de espremer as espinhas. Além de fazer com que a inflamação se espalhe pela pele,
mexer nas espinhas provoca cicatrizes, lesões e aumenta o risco da exposição da pele a bactérias e outros agentes infecciosos com a acne através das unhas (especialmente se estas estiverem sujas), piorando o quadro.

“O uso cosméticos capazes de obstruir a saída dos folículos, onde se localizam as glândulas sebáceas, e o costume de ficar passando a mão no rosto são outras causas do surgimento de espinhas. Para tratar o problema e deixar sua pele saudável e bonita, é essencial evitar os fatores desencadeantes e ter uma rotina de cuidados específicos para pele acneica“, conclui Gabriela.

Dra. Gabriela Itimura é dermatologista, formada pela Universidade Estadual de Londrina e é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. CRM-PR: 30730

Foto: Shutterstock

TAGS
acne
alimentacao
limpeza-de-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Chocolate dá espinha? Lavar o rosto ajuda? Conheça os mitos e verdades sobre a acne!"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.