Todo mundo conhece alguém que já sofreu com acne, as famosas espinhas, que costumam a aparecer depois da infância em homens e mulheres. Só que elas não surgem por acaso, as incômodas erupções, são consequência de uma pele oleosa, principalmente no rosto.
Acne em outras partes do corpo
A pele do rosto é uma das principais áreas do nosso corpo que sofrem com o excesso de oleosidade. Isso acontece pela grande quantidade de glândulas sebáceas na região. “Em alguns pacientes, elas funcionam em excesso, produzindo óleo abundante e aumentando a acne e a seborreia”, explica o dermatologista Murilo Drummond.
Esta oleosidade abundante não é exclusiva da pele do rosto, a região do tronco e das costas também possuem muitas glândulas. E a ocorrência de acne, uma das consequências desta condição, é mais comum na adolescência devido à atividade dos hormônios nesta fase da vida.
Cuidando da pele antes e depois das espinhas
Os cuidados com a pele devem ser feitos antes e depois do aparecimento das espinhas. Para evitar que as erupções se manifestem, a orientação médica é o uso de sabonetes dermatológicos que possuam enxofre e ou ácido salicílico.
Caso o paciente já esteja com o quadro de acne instalado, a melhor opção é procurar um dermatologista para dar início a um tratamento para combater a oleosidade facial. “É preciso fazer a limpeza diária da pele com sabonetes específicos e usar também os géis de limpeza”, afirma Dr. Murilo.