Que produtos e substâncias podem alterar o pH da pele sensível?

  • +A
  • -A

Independente da pele ser ou não sensível, é preciso estar sempre atento ao uso de determinados produtos, especialmente com relação ao efeito que estes podem provocar no pH da pele. O contato com certas substâncias altera o pH ideal da pele, o que tende a comprometer sua capacidade de se proteger da ação de agentes infecciosos.  

Influência de produtos no pH da pele


“O
pH da pele sofre alterações conforme vamos envelhecendo, de forma natural, mas também pode ser impactado pelo uso de substâncias muito ácidas ou muito alcalinas (por exemplo, grande parte dos sabonetes e shampoos disponíveis no mercado)”, informa a dermatologista Alexandra Bononi. 

A médica explica que o pH da pele é ligeiramente ácido (entre 4,7 a 5,7) e que este valor de é o ideal para formar o manto ácido hidrolipídico da pele, que protege contra bactérias e fungos, além de agentes externos, como poluição. Como o uso diário dos produtos já mencionados muda significativamente este valor de pH, é fundamental pensar bem na hora de fazer compras. 

Cuidados com pH e sensibilidade da pele


“O
paciente deve procurar usar produtos neutros, sem muitos corantes, fragrâncias ou muitos ácidos e álcool em excesso. Optar por produtos apropriados e indicados por médicos dermatologistas ajuda a deixar o ph mais fisiológico, ou seja, o mais próximo possível do considerado ideal para a pele. Com isso, a barreira de proteção da pele fica saudável e apta a nos proteger”, explica a profissional.

Além desse cuidado com o pH da pele, buscando produtos mais adequados e indicados, é importante que o paciente com pele sensível busque um tratamento para este problema em específico. Certos produtos contam com ativos que limpam, hidratam e restauram a barreira de proteção da pele, o que ajuda a controlar o problema da sensibilidade.  

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Alexandra Bononi

Dra. Alexandra Bononi

Dermatologia

CRM: 97012 / SP

TAGS
limpeza-de-pele
pele
problemas-de-pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Que produtos e substâncias podem alterar o pH da pele sensível?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.