O verão é uma ótima época para aproveitar o tempo disponível em atividades ao ar livre. No entanto, por causa da maior exposição ao sol forte e de outras características da estação, é importante tomar alguns cuidados especiais com a pele, que devem ser adotados principalmente por quem tem a pele sensível, mais suscetível a danos.
“No verão, o calor, a radiação solar mais intensa, o vento, muito comum nas praias, o cloro da piscina e o sal da água do mar podem acabar provocando uma maior irritação na pele que já é sensível”, explica a dermatologista Juliana Fonte. Como consequência, pode haver vermelhidão, inchaço, coceira e até manchas.
Protetor solar é o melhor aliado da pele sensível contra o sol
Para ajudar a pele sensível a aguentar os efeitos prejudiciais do verão, é fundamental usar o filtro solar diariamente e levá-lo na bolsa ou mochila para todos os lugares. Converse com seu dermatologista para descobrir qual o melhor protetor para sua pele e aplique-o antes de sair de casa e reaplique com o passar do tempo, preferencialmente de duas em duas horas.
Segundo Juliana, barreiras físicas também ajudam a evitar os efeitos do sol. Como exemplos, podem ser citados bonés, chapéus, guarda-sóis e até roupas de tons escuros. A médica recomenda ainda suspender o uso de produtos sensibilizantes, como alguns ácidos, e dar preferência a cremes hidratantes e calmantes, além de sabonetes menos abrasivos.
Veja como tratar a pele irritada pelo sol
Quem não se cuidou e já percebeu a pele avermelhada e irritada deve procurar um especialista para tratá-la da maneira correta e minimizar os sintomas. “É possível tratar a pele irritada usando produtos calmantes de acordo com a indicação e orientação de um dermatologista”, afirma a médica. Nesse contexto, a água dermatológica se destaca como uma ótima opção para aliviar esse problema, graças às suas propriedades anti-inflamatórias e calmantes.
Foto: Shutterstock