Pele oleosa: O que é a zona T do rosto? Saiba mais!

  • +A
  • -A

Quem tem a pele oleosa sabe que a produção de sebo pode atingir toda a face, deixando-a brilhante, com poros dilatados e, muitas vezes, com a aparência de suja. No entanto, existe uma região que é a que mais sofre com a oleosidade em excesso. Essa área é conhecida como “zona T” do rosto. O nome se deve ao seu formato, que corresponde à testa, ao nariz e ao queixo.

Zona T é a região mais oleosa da face


A maior quantidade de sebo nessa área tem um motivo, como explica a dermatologista Juliana Fonte: “É nessa região em que há maior concentração de glândulas sebáceas, que são as glândulas responsáveis pela produção de oleosidade”. Por causa disso, a zona T é a mais atingida pela dermatite seborreica, doença inflamatória que pode ser causada pela oleosidade.

Outro problema muito ligado ao excesso de sebo na pele é a acne, que também é muito comum na zona T, assim como a dermatite seborreica. As espinhas surgem por causa do acúmulo de oleosidade, células mortas e outros tipos de sujeira que obstruem a pele e iniciam um processo inflamatório.

Saiba como é feito o tratamento da pele oleosa


Para evitar esses e outros problemas, é necessário adotar medidas para tratar a pele oleosa. “A oleosidade da pele na zona T pode ser
controlada com sabonetes, tônicos, alguns cremes à base de ácidos e até mesmo protetores solares que contêm ativos que conseguem absorver essa oleosidade excessiva”, cita a especialista.

Outros cuidados também são válidos, como evitar o contato do cabelo e das mãos com rosto para não haver transferência de oleosidade e manter uma alimentação com poucos alimentos gordurosos e açucarados. É importante ainda lavar bem a pele da face para retirar o sebo, mas com cuidado com os excessos para não gerar o efeito rebote.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Juliana Fonte

Dra. Juliana Fonte

Dermatologia

CRM: 32136 / RS

TAGS
acne
limpeza-de-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Pele oleosa: O que é a zona T do rosto? Saiba mais!"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.