A pele com flacidez pode ser recuperada?

  • +A
  • -A

A flacidez é um dos problemas de pele mais comuns. Trata-se de um processo em que há uma perda da estrutura que dá suporte ao tecido cutâneo, ou seja, que dá sustentação à pele. Embora ter a pele com flacidez seja algo natural, decorrente do envelhecimento do corpo, existem diversos produtos e tratamentos dermatológicos que prometem reverter esse quadro. Será que é realmente possível recuperar uma pele flácida? Confira!

Perda de elastina e colágeno é responsável pela pele com flacidez


A perda de elastina e de colágeno são os fatores que deixam a pele flácida e isso é causado pelo envelhecimento, exposição solar excessiva, tabagismo e por fatores hormonais”, explica a dermatologista Nandara Paiva. No entanto, segundo a médica, há procedimentos e medidas que podem ajudar a contornar a perda de elasticidade da pele

“Existem práticas que auxiliam na melhora da flacidez, como interromper o tabagismo, otimizar a hidratação, realizar atividades físicas, manter uma dieta equilibrada, se proteger do sol e regular o sono. Além disso, a suplementação oral e procedimentos estéticos que estimulam a produção de colágeno novo também podem ser feitos. Laser, microagulhamento e uso de bioestimuladores são alguns exemplos”, cita a especialista.

Glicação e oxidação da pele causam envelhecimento precoce


De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD),
a glicação e a oxidação são os principais fenômenos que agem na deterioração da pele. A glicação danifica as fibras de colágeno e elastina e causa a deterioração da estrutura de suporte da pele. Já a oxidação prejudica o metabolismo celular, alterando a função das células do órgão.

Os efeitos da oxidação podem ser evitados pelo consumo de alimentos antioxidantes, o que também beneficia a fabricação do colágeno. É recomendado, principalmente, consumir frutas cítricas, como limão, laranja, morango e acerola, que são ricas em vitamina C, nutriente antioxidante e que atua no processo de síntese do colágeno.


Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD):
http://www.sbd.org.br/noticias/conheca-os-processos-de-envelhecimento-da-pele-e-saiba-como-retarda-los/

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Nandara Paiva

Dra. Nandara Paiva

Dermatologia

CRM: 1050451 / RJ

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "A pele com flacidez pode ser recuperada?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.