search
    Título

    O que acontece com o corpo de uma mulher entrando na menopausa?

    Uncategorized

    Por

    Qual mulher nunca reclamou da menstruação e seus efeitos no corpo? Muitas até chegam a sonhar com o período da menopausa, ou seja,  momento em que a mulher para de menstruar, para dar um fim nesse cenário. Entretanto, esse ciclo tem algumas mudanças nos níveis hormonais  que também causam alterações no corpo. A ginecologista Úrsula Maria E. B. Scolari explica um pouco mais sobre elas.

    O que acontece na menopausa?                     

    Por volta dos 45 anos de idade inicia-se a menopausa. Toda mulher vai passar por ela, isto é, o período é normal e esperado e não há motivos para preocupação. “Este período se chama climatério. É quando os óvulos com os quais a mulher nasce (cerca de 400) acabam e os ovários param de funcionar e produzir hormônios femininos”, explica a Dra. Úrsula.  A fertilidade também acaba e podem ocorrer sintomas por causa destes hormônios que variam em cada mulher.

    Sintomas como calor e insônia são comuns

    Fogachos, aquelas famosas ondas de calor, insônia, depressão, falta de ânimo, baixa libido, irritação e dor de cabeça são os sintomas mais comuns.  “Pode ocorrer também pele seca, queda de cabelos e vagina seca, mas isso depende muito de cada mulher”, acrescenta a ginecologista. Mais do que as mudanças no corpo, esses sintomas podem causar interferência no relacionamento familiar e conjugal. Por isto, apesar de ser um período comum, aconselha-se que toda mulher tenha um acompanhamento médico.

    O período dura em média cinco anos, até que o organismo da mulher se acostume com a ausência dos hormônios. “Há aquelas que têm os sintomas por muito tempo. Depois disso ocorre o envelhecimento e, principalmente, o desgaste ósseo (osteoporose)”, afirma Dra. Úrsula.  A profissional ainda atenta que este desgaste  pode ser controlado com reposição hormonal (quando possível) e outros medicamentos.

     

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes