A depilação pode deixar a pele sensível?


  • +A
  • -A

A depilação é um procedimento que pode deixar a pele sensível pois compromete, mesmo que em grau baixo, a camada mais superficial da pele. Esse comprometimento faz com que o local onde ocorreu a remoção dos pelos fique mais vulnerável a irritações, vermelhidão e incômodos no geral. Por isso, é fundamental tomar os cuidados necessários no momento pós-depilação.

“Mesmo em peles saudáveis, a remoção dos pelos sempre acaba causando algum grau de agressão à barreira da pele, então a depilação de fato pode deixar a pele mais sensível. Isso tende a levar à vermelhidão, ardência, foliculites e descamação no local”, informa a dermatologista Daniela Aidar.

Como lidar com o problema?


Para lidar com o problema, o ideal é, em primeiro lugar, preparar a pele o melhor possível antes do processo de depilação com bons hidratantes. Os cuidados no momento pós-depilação também são fundamentais. Por exemplo, é sempre bom optar pelo
banho com água não muito quente após a remoção dos pelos, pois a temperatura elevada pode aguçar a sensibilidade da pele.

“Utilizar cremes calmantes adequados após a depilação (podemos apostar no pantenol, vitamina E, aloe vera, entre outros); evitar exposição solar logo depois da depilação; usar roupas leves e folgadas que não geram atrito no local depilado; evitar desodorantes e produtos com álcool no pós, são outras medidas importantes nesse sentido”, informa a médica.

Depilação a laser é indicada para quem já tem a pele sensível


Escolher o método de depilação mais adequado para o seu tipo de pele também é uma maneira interessante de evitar sensibilidade após o procedimento. Quem já possui a pele sensível e vai se depilar encontra mais problemas. “Se com todos os cuidados a pele continuar muito sensível após a depilação, o ideal é optar pela depilação a laser”, recomenda a dermatologista.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Daniela Aidar

Dra. Daniela Aidar

Dermatologia

CRM: 156459 / SP

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A depilação pode deixar a pele sensível?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.