A pele sensível sofre mais do que o normal quando entra em contato com diversos elementos no dia a dia. Portanto, após a realização de um procedimento estético, por exemplo, muito provavelmente apresentará algum sinal ou sintoma, como vermelhidão, coceira, descamação etc. Para controlar isso, é fundamental tomar alguns cuidados imediatamente.
Cuidados necessários para realização de procedimentos estético na pele sensível
“Quem tem a pele sensível precisa de cuidados especiais após um procedimento estético. É necessário o uso de produtos específicos, como sabonete, hidratante, protetor solar, para que a pele possa se recuperar rapidamente”, afirma a dermatologista Cinthya Basaglia.
Esses produtos específicos são dotados de ativos que ajudam a limpar, hidratar e suavizar o desconforto da pele sensível. Além disso, conseguem restabelecer a barreira de proteção da mesma, o que a torna mais preparada para encarar a ação dos agentes que normalmente provocam irritação e danos.
Procedimentos que podem ser feitos em quem tem pele sensível
Por mais que a pele sensível reaja aos procedimentos estéticos, isso não significa que você terá que evitar esses procedimentos. Como já dito, com alguns cuidados é possível controlar os sintomas. Mesmo assim, é bom consultar um médico antes de tudo, pois pode haver alguma restrição. O microagulhamento, por exemplo, não costuma ser indicado para quem tem a pele sensível.
Por outro lado, peeling (físico e químico), depilação (laser, cera), limpeza de pele profunda, dentre tantos outros procedimentos podem ser feitos. “Como a pele já é sensível, após alguns procedimentos, como laser e peeling, ficará mais ainda. Se não forem usados os produtos indicados é possível que apareçam manchas”, avisa Dra. Cinthya.