Por que a pressão alta não tratada é considerada uma bomba relógio?


  • +A
  • -A

A hipertensão é uma doença crônica caracterizada pelo aumento da pressão arterial, que causa complicações em todo o corpo. Quando não tratado, o problema é considerado uma bomba relógio. “A hipertensão, na maioria das vezes, não dá sintoma algum, mas ao longo dos anos, os níveis de pressão acima de 140×90 mmHg causam lesões em diversos órgãos”, alerta a cardiologista Ana Catarina de Medeiros Periotto.

Complicações da hipertensão surgem de forma abrupta


As consequências começam ainda no sistema cardiovascular. “A pressão alta pode causar graves lesões às artérias cerebrais, levando a formação de aneurismas e obstruções dos vasos sanguíneos. As artérias do cérebro, dos rins e da retina são especialmente afetadas”, explica a profissional, que complementa dizendo que estes são os órgãos mais atingidos pela doença.

A hipertensão não tratada é a principal causa de acidente vascular cerebral (AVC) e da falência dos rins, além de ser uma das principais causas de infarto do miocárdio e cegueira. Estes problemas são abruptos e podem ocorrer da noite para o dia, ao contrário do dano aos vasos sanguíneos, que acontece continuamente em um longo período.

Medicação é necessária na maioria dos casos de pressão alta


O tratamento da hipertensão deve passar pela adoção de hábitos saudáveis. “Em algumas pessoas, é possível controlar a pressão apenas com mudanças no estilo de vida, como parar de fumar, de tomar bebidas alcoólicas, comer mais frutas, verduras e legumes e menos alimentos de origem animal”, afirma Ana Catarina, que recomenda que o hipertenso faça caminhadas e outras atividades físicas aeróbicas regularmente, além de reduzir o consumo de sal e alimentos industrializados e processados.


No entanto, é importante ressaltar que grande parte dos pacientes precisa tomar medicação específica para manter o controle da pressão, e que o tratamento não deve ser interrompido. Para saber qual o melhor curso de ação, é importante realizar exames regulares com um médico de sua confiança.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto

Cardiologia

CRM: 141696 / SP

TAGS
cardiovascular
coracao
dor-no-peito
infarto
pressao-alta
sal

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

14 comentários para "Por que a pressão alta não tratada é considerada uma bomba relógio?"

José Carlos de araujo

Sempre comi umas 10 qualidades de frutas por semana ou seja de 4 a 5 diariamente, agora aos 64 anos a minha cardiologista pediu o ESCORE DE CÁLCIO, deu 1523 sei que estou para ter um infarto fulminante a qualquer minuto. Agora fica minha pergunta porque não pedir esse exame quando eu tinha 40 anos. Porque sempre fiz checkup no máximo anual é porque ela não viu antes sendo que eu fazia, esteira, mapa, o ultra das carótidas. Vocês cardiologistas estão 30 anos atrasado. Baseado na minha.

Marco Antônio Custódio

Bom dia feliz Natal,e fico agradecido pelas informações,por motivo que eu tenho pressão alta.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marco Antônio, um Feliz Natal para você também. Ficamos felizes que você tenha gostado da matéria. Abraços.

Marcia

Eu trato a minha direitinho. Tomo um remédio de manhã e outro a tarde pois a minha pressão aumenta no sono profundo. Faço alimentação saudável e exercícios aeróbicos 3,x por semana. Emagreci em 2 meses 8 kgs. Quero viver muito e bem

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marcia, obrigada por compartilhar sua história conosco! Parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida. Abraços.

Ecio Brito da silva

Eu tomo remédio a muitos anos para controlar a pressão, benicar de 40mg mas já faz mais de 2 mês que a minha pressão está sempre baixa 9 por 5 eu parei de tomar o remédio mesmo assim ela está sempre baixa. Oque deve estar acontecendo?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ecio, o ideal é que você retorne em consulta com o seu cardiologista para que ele possa avaliar o que está ocorrendo e te passe as orientações adequadas para o seu caso. Abraços.

Luis Augusto

Realmente a ipertenção e uma doença silenciosa,eu mesmo sou pertenço e da ultima vez que passei pelo medico e fiz os exames ele me receitou ARADOISH,porem ao longo do tempo não observei grandes melhorias,mas quando parei de trabalhar a noite e dormi direito senti uma melhora espero que o próximo cardiologista me passe um remédio adequado.

Dutra

Excelentes recomendações

Marcoa

Minha pressão, sempre foi baixa,depois da gravidez passou para 15 e o cardiologista passou lotar 2,5 por 5,0 e me sinto bem

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marcia, ficamos felizes em saber que você está tendo sucesso no tratamento prescrito pelo médico. Abraços.

Octavio Moreira

Mesmo mudando de medicamentos nunca a pressão fica nivelada ou fica 15 X 6, 14 X7 ou 14 X 7,5, já tomei Bemnicar, Enalapril, Captopril, e agora tomo Losartana associada a Beziloato de Anlodipino.Qual o medicamento indicado apra hipertensão descontrolada?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Octavio, somente o médico é o profissional habilitado para avaliar o seu caso e prescrever o produto adequado. Orientamos que você realize uma consulta. Abraços.

Rodolfo

Tenham uma boa qualidade de vida, mas nunca deixem de viver. SEGUE A DICA!!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.