Por que a pressão alta não tratada é considerada uma bomba relógio?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto
- +A
- -A
A hipertensão é uma doença crônica caracterizada pelo aumento da pressão arterial, que causa complicações em todo o corpo. Quando não tratado, o problema é considerado uma bomba relógio. “A hipertensão, na maioria das vezes, não dá sintoma algum, mas ao longo dos anos, os níveis de pressão acima de 140×90 mmHg causam lesões em diversos órgãos”, alerta a cardiologista Ana Catarina de Medeiros Periotto.
Complicações da hipertensão surgem de forma abrupta
As consequências começam ainda no sistema cardiovascular. “A pressão alta pode causar graves lesões às artérias cerebrais, levando a formação de aneurismas e obstruções dos vasos sanguíneos. As artérias do cérebro, dos rins e da retina são especialmente afetadas”, explica a profissional, que complementa dizendo que estes são os órgãos mais atingidos pela doença.
A hipertensão não tratada é a principal causa de acidente vascular cerebral (AVC) e da falência dos rins, além de ser uma das principais causas de infarto do miocárdio e cegueira. Estes problemas são abruptos e podem ocorrer da noite para o dia, ao contrário do dano aos vasos sanguíneos, que acontece continuamente em um longo período.
Medicação é necessária na maioria dos casos de pressão alta
O tratamento da hipertensão deve passar pela adoção de hábitos saudáveis. “Em algumas pessoas, é possível controlar a pressão apenas com mudanças no estilo de vida, como parar de fumar, de tomar bebidas alcoólicas, comer mais frutas, verduras e legumes e menos alimentos de origem animal”, afirma Ana Catarina, que recomenda que o hipertenso faça caminhadas e outras atividades físicas aeróbicas regularmente, além de reduzir o consumo de sal e alimentos industrializados e processados.
No entanto, é importante ressaltar que grande parte dos pacientes precisa tomar medicação específica para manter o controle da pressão, e que o tratamento não deve ser interrompido. Para saber qual o melhor curso de ação, é importante realizar exames regulares com um médico de sua confiança.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dra. Ana Catarina de Medeiros Periotto
Cardiologia
CRM: 141696 / SP
- 14 comentários para "Por que a pressão alta não tratada é considerada uma bomba relógio?"
-
José Carlos de araujo
Sempre comi umas 10 qualidades de frutas por semana ou seja de 4 a 5 diariamente, agora aos 64 anos a minha cardiologista pediu o ESCORE DE CÁLCIO, deu 1523 sei que estou para ter um infarto fulminante a qualquer minuto. Agora fica minha pergunta porque não pedir esse exame quando eu tinha 40 anos. Porque sempre fiz checkup no máximo anual é porque ela não viu antes sendo que eu fazia, esteira, mapa, o ultra das carótidas. Vocês cardiologistas estão 30 anos atrasado. Baseado na minha.
-
Marcia
Eu trato a minha direitinho. Tomo um remédio de manhã e outro a tarde pois a minha pressão aumenta no sono profundo. Faço alimentação saudável e exercícios aeróbicos 3,x por semana. Emagreci em 2 meses 8 kgs. Quero viver muito e bem
-
Ecio Brito da silva
Eu tomo remédio a muitos anos para controlar a pressão, benicar de 40mg mas já faz mais de 2 mês que a minha pressão está sempre baixa 9 por 5 eu parei de tomar o remédio mesmo assim ela está sempre baixa. Oque deve estar acontecendo?
-
Luis Augusto
Realmente a ipertenção e uma doença silenciosa,eu mesmo sou pertenço e da ultima vez que passei pelo medico e fiz os exames ele me receitou ARADOISH,porem ao longo do tempo não observei grandes melhorias,mas quando parei de trabalhar a noite e dormi direito senti uma melhora espero que o próximo cardiologista me passe um remédio adequado.
-
Octavio Moreira
Mesmo mudando de medicamentos nunca a pressão fica nivelada ou fica 15 X 6, 14 X7 ou 14 X 7,5, já tomei Bemnicar, Enalapril, Captopril, e agora tomo Losartana associada a Beziloato de Anlodipino.Qual o medicamento indicado apra hipertensão descontrolada?
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.