O que é a fibrilação atrial?


  • +A
  • -A

A fibrilação atrial é uma arritmia cardíaca que faz com que o coração bata de forma irregular, descompassada e muitas vezes acelerada. Geralmente isso provoca má circulação sanguínea, o que, associada a outras alterações, propicia a formação de coágulos no coração, também conhecidos como trombos.

 

Grande risco da fibrilação atrial é o desenvolvimento de AVC

 


“A principal complicação desta arritmia é a formação de trombos dentro do coração, os quais podem se soltar, indo para qualquer local do corpo, principalmente para a cabeça,
provocando, assim, um AVC (Acidente Vascular Cerebral)”, informa o cardiologista Rafael Santos Costa.

O AVC provocado pela fibrilação atrial pode ser fatal ou deixar sequelas, como perda de consciência e paralisia. Por isso, perceber os sinais e estar sempre atento à saúde cardiovascular são atitudes muito importantes. A fibrilação atrial pode ser assintomática, mas, em alguns casos, apresenta sintomas como: dispnéia (falta de ar), fadiga, palpitação, tontura e até mesmo síncope (desmaio).

 

Tratamento da fibrilação atrial

 


Conforme explica o cardiologista, o tratamento da fibrilação atrial é feito com medicamentos que
controlam a frequência dos batimentos cardíacos e outros que visam regularizar o ritmo. “Contudo, o foco principal é a prevenção de trombos, o que é feito com drogas anticoagulantes”. Estes medicamentos “afinam” o sangue, o que impede a formação dos trombos.  

“Dependendo do caso, podemos ainda lançar mão de drogas para reverter a arritmia ou de outros procedimentos, como a cardioversão elétrica (método no qual o paciente é sedado e recebe um choque no tórax para normalizar o batimento) e a ablação (forma de tratamento invasivo que tem como objetivo parar a arritmia)”.

 

Dr. Rafael Santos Costa é cardiologista formado pela Universidade Iguaçu e atua em Nova Iguaçu. CRM-RJ: 52.93343-0 – Site oficialFacebookDoctoralia

Foto: Shutterstock

TAGS

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "O que é a fibrilação atrial?"

Davi

Ola, tenho uma duvida, eu tomo enalapril de 10, meu colesterol total veio 208, o LDL veio 147 eo HDL veio 31, entao, tenho que diminuir o mau colesterol (LDL) e aumentar o bom (HDL), eu posso tomar omega 3 em capsula? (2 de 1000mg) por dia, mesmo tomando enalaril de 10? Eu sinto com frequência esses sintomas coração acelerado, fadiga, falta de ar, enconodo no peito do lado esquerdo, posso ter fribiaçao atrial? Mesmo com o colesterol nesse nível?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Davi, somente o médico é o profissional habilitado para avaliar os seus exames e prescrever o produto adequado. Orientamos a realizar uma consulta com o médico para que ele possa te orientar. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.