Dor no braço esquerdo pode ser sinal de infarto?


  • +A
  • -A
Imagem do post Dor no braço esquerdo pode ser sinal de infarto?

A dor no braço esquerdo é um sintoma comum de quem sofre infarto e surge a partir de uma intensa dor no peito, que pode se alastrar não apenas para este local, mas também para outros, como axila, pescoço e costas. “Geralmente, no infarto agudo do miocárdio, a dor no braço esquerdo ocorre por irradiação da dor torácica. Mas isso vai depender da intensidade e duração dos sintomas”, afirma o cardiologista Rafael Santos.

Outros sintomas de infarto também podem se manifestar, como mal estar, tontura, enjoo, dificuldade de respirar, suor frio, palidez e tosse seca. O médico cita ainda indigestão ou azia, vômitos associados a desconforto torácico, fraqueza, delírio e perda da consciência.

 

Reconhecer os sintomas do infarto é fundamental para evitar riscos

 


Quando se percebe esses sinais e sintomas iniciais e há conhecimento do quadro que eles apontam, fica mais fácil tratar o problema precocemente, com boas chances de recuperação. Segundo o médico,
essa dor também pode aparecer no braço direito, embora seja de fato mais comum no esquerdo. “Mandíbula, ombros e dorso também podem ser afetados”.

Contudo, se um indivíduo começa a apresentar esses sintomas iniciais sem saber que eles estão relacionados a um infarto, o risco de morte aumenta consideravelmente, já que ele irá achar que está tendo tudo menos um ataque cardíaco. Por isso o conhecimento sobre saúde geral é tão importante, pois é possível evitar situações críticas como essa.

 

Dor no braço sozinha não caracteriza infarto

 


O especialista explica que a dor no braço em si não é um fator forte o suficiente para indicar um ataque cardíaco. “A manifestação clássica da isquemia que leva a um ataque cardíaco é a angina (dor torácica).
A angina com frequência se associa a outros sintomas como dor ou sensação de peso no braço esquerdo”, conclui Costa.

 

Dr. Rafael Santos Costa é cardiologista formado pela Universidade Iguaçu e atua em Nova Iguaçu. CRM-RJ: 52.93343-0 – Site oficialFacebookDoctoralia

Foto: Shutterstock

TAGS
cardiovascular
coracao
dor-no-peito
infarto

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

12 comentários para "Dor no braço esquerdo pode ser sinal de infarto?"

Luana Oliveira

Olá boa tarde achei vc pela internet minha pergunta é estou a oito meses sentindo dores no braço esquerdo e às vezes no direito vou ao médico e nada dizem sobre doi o braço todo aí varia para o cotovelo depois sobe oras axilas e desce para o punho depois vai pro outro braço repuxa no pulmão depois doi o peito nossa o que seria isso não aguento mais me de uma orientação por favor tenho 35 e tenho três filhos que preciso cuidar

Cuidados Pela Vida

Oi Luana, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário analisar alguns exames para entender melhor o que está acontecendo. Para isso é necessário realizar avaliação com o médico especialista. Abraços.

Vera Lúcia cruz

Estou sentindo uma dor constante no braço esquerdo que se irradia para as costas e pescoço gostaria de saber o que pode ser ? Grata

Cuidados Pela Vida

Oi Vera Lúcia, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário analisar alguns exames para entender melhor o que está acontecendo. Para isso é necessário realizar avaliação com o médico especialista, marque uma consulta. Abraços.

Bibiane Araújo da Silva

Olá dor sou Bibiane e queria saber o que significa sinto dor no braço e uma quem ação no peiro e estou muito preocupada mim der uma solução por favor

Cuidados Pela Vida

Oi Bibiane, é complicado diagnosticá-la apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Amanda Cristina

Oi, estava fazendo caminhada e meu braço esquerdo começou a doer muito e depois começo uma dor no peito esquerdo também.

Cuidados Pela Vida

Oi Amanda, realize uma consulta com o cardiologista e relate os sintomas, assim ele poderá solicitar exames e indicar a conduta adequada. Abraços.

Augusto Rameque

Dr, saudações renovadas, vezes ha que sinto dores tipo formigueiro em ambos os braços alternadamente que as mesmas irradiam dos ombros em direcção as palmas e dorso das mãos, cefaleias frequentes, desconforto, enjoos. O que faço Dr?

Cuidados Pela Vida

Oi Augusto, é complicado diagnosticá-lo apenas com essas informações. É necessário realizar avaliação com o médico especialista para que ele possa realizar o diagnóstico e, caso seja necessário, prescrever um tratamento. Abraços.

Diva

Olá,Estou sentindo uma dor no braço esquerdo, porém somente no braço, mas necessariamente após o cotovelo até o pulso. Não sinto nada mais além disso, estava lendo sobre pré infartos e vi que sempre acompanham outros sintomas não é? Obrigada

Cuidados Pela Vida

Oi Diva, sim, outros sintomas de infarto também podem se manifestar, como mal estar, tontura, enjoo, dificuldade de respirar, suor frio, palidez e tosse seca. O médico cita ainda indigestão ou azia, vômitos associados a desconforto torácico, fraqueza, delírio e perda da consciência. Realize uma consulta para que o médico possa identificar o motivo do seu sintoma e indique a conduta adequada. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.