O diabetes pode atingir os olhos e causar catarata e glaucoma?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dra. Mariana Guerra
- +A
- -A
Pacientes com diabetes correm o risco de desenvolver problemas nos olhos que podem resultar até mesmo na perda da visão, dependendo das circunstâncias. A principal complicação ocular associada à doença é a retinopatia, que é uma lesão na retina. Outras complicações do tipo que podem surgir com essa condição são a catarata e o glaucoma.
O que é retinopatia, glaucoma e catarata?
“A retinopatia (lesão da retina) é a complicação ocular específica do diabetes. Ela afeta cerca de 35 a 40% dos pacientes com diabetes, segundo a última diretriz da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). No entanto, catarata e glaucoma também são doenças comuns relacionadas ao diabetes”, informa a endocrinologista Mariana Guerra.
O glaucoma consiste no aumento da pressão dentro do olho, danificando o nervo que liga o olho ao cérebro. Já a catarata provoca o embaçamento da visão por conta do comprometimento de uma estrutura chamada cristalino. “A catarata e o glaucoma geralmente acontecem em idade mais precoce no paciente com diabetes”, diz a médica.
Prevenção e tratamento de problemas nos olhos em pacientes com diabetes
Quem possui diabetes deve estar sempre alerta para a possibilidade de ocorrer algum desses problemas oculares, buscando prestar atenção aos sinais que podem aparecer indicando alguma complicação. Dificuldade para ler, dor nos olhos e vermelhidão são alguns exemplos. “O acompanhamento ocular do paciente deve começar idealmente antes de qualquer complicação, com avaliações regulares do oftalmologista, assim que for recebido o diagnóstico de diabetes tipo 2”, orienta Mariana.
Segundo a especialista, os pacientes com diabetes tipo 1 devem ser avaliados a partir de 5 anos de doença ou quando entrarem na puberdade. “O especialista dará seguimento ao problema ocular e o endocrinologista seguirá com o controle glicêmico adequado ao diabetes. As avaliações são, a princípio, anuais, mas podem ter seu intervalo reduzido a critério do oftalmologista”.
Dra. Mariana Guerra é endocrinologista, formada pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória e atua em Vitória (ES). CRM-ES: 7019
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dra. Mariana Guerra
Endocrinologia
CRM: 7019 / ES
- 16 comentários para "O diabetes pode atingir os olhos e causar catarata e glaucoma?"
-
fatima
Eu tenho diabete tipo 2 a mais 8 anos tenho bastante dificuldade pela manha q acordo tb tenho fibromialgia
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Fatima, para diminuir ou controlar os riscos de complicações posteriores o controle adequado da glicemia deve ser feito regularmente conforme prescrito pelo médico. E hábitos saudáveis e mudanças na alimentação devem ser aderidos para que haja uma melhor qualidade de vida para o dia-a-dia do paciente. Abraços!
-
Herivelto
Muito boa a esclarecedora.
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Herivelto, continue nos acompanhando para mais informativos como essa. Temos outras matérias com esse assunto em https://cuidadospelavida.com.br/busca/diabetes. Abraços.
-
Waldir Teodoro da Silva
Conheci hoje este maravilhoso programa e já comprei remédio mais barato. Esta iniciativa favorece muito nós idosos que precisamos constantemente adquiri-los. MUITO OBRIGADO
-
Isabel Lopes Valente
Tenho diabete tipo 2 e faço o acompanhamento com endocrinologista e também tenho glaucoma paralelo ao descobrimento da diabete, também faço acompanhamento médico. Tudo está bem controlado graças as divulgações destes esclarecimentos.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.