A falta de vitamina D pode prejudicar a saúde dos idosos?

  • +A
  • -A

A manutenção de níveis adequados de vitamina D é essencial para promover a saúde global do idoso, protegendo a saúde óssea, o sistema imunológico, a energia para o cotidiano e a performance cognitiva. O geriatra Ricardo Komatsu explica como a falta de vitamina D pode afetar diversas áreas do corpo dos idosos e prejudicar sua qualidade de vida. Confira!

Baixas quantidades de vitamina D podem causar fadiga e levar à osteoporose

A deficiência de vitamina D nos idosos pode trazer uma série de desafios à sua rotina e até para os familiares que cuidam do idoso. “A deficiência de vitamina D pode causar fadiga, deprimir o sistema imunológico e estudos mais recentes têm relacionado a hipovitaminose D também ao comprometimento cognitivo”, afirma o especialista.

Outro problema apontado pelo médico é o comprometimento da saúde dos ossos, o que pode favorecer o desenvolvimento da osteoporose. A doença é marcada pelo enfraquecimento dos ossos e, de acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), causa fraturas em 60% das mulheres e 30% dos homens com mais de 60 anos. 

Como driblar a falta de vitamina D?

Para evitar a osteoporose e outros prejuízos causados pela falta de vitamina D, é importante manter uma alimentação rica neste nutriente durante toda a vida, dando destaque a salmão, sardinha, ovo, carnes e óleo de fígado de peixe. Outra atitude importante é tomar banho de sol por 15 a 20 minutos diariamente.

Já para os idosos, algumas medidas são importantes para controlar a hipovitaminose D: “A falta de vitamina D pode ser sanada com o uso de suplementos e, se possível, associada à exposição solar antes das 10h ou após as 15h, pois a manutenção de níveis séricos adequados de vitamina D podem evitar problemas na melhor idade”.

Leia também nossa matéria sobre os sintomas da falta de vitamina D para saber mais sobre o assunto!


Dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG):
https://sbgg.org.br/osteoporose-a-doenca-silenciosa/ 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Ricardo Komatsu

Dr. Ricardo Komatsu

Geriatria

CRM: 56604 / SP

TAGS
envelhecimento
suplementos
vitamina-d

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "A falta de vitamina D pode prejudicar a saúde dos idosos?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.