AchèAchè
    search
    Título

    Por que a vitamina D é importante para o sistema imunológico?

    Uncategorized

    Por

    A vitamina D é um nutriente produzido pelo próprio corpo humano, mas pode ser suplementado caso não esteja sendo fabricado em quantidades suficientes para o bom funcionamento do organismo e para a defesa do corpo. O alergista e imunologista José Ângelo Rizzo e a nutróloga Paula Paixão de Madrid Whyte nos ajudaram a entender melhor a relação entre essa substância e o sistema imunológico. Confira!

    Para que serve vitamina D? Entenda a função dela no corpo

    A vitamina D é amplamente conhecida no meio científico por sua ação osteomuscular, que melhora a absorção de cálcio pelo intestino e a função da musculatura do corpo como um todo. Por isso, em casos de doenças como a osteoporose, por exemplo, a suplementação de vitamina D é fundamental. Também há importantes estudos em andamento sobre o auxílio da substância para a imunidade. 

    “A falta de vitamina D pode, de certa forma, reduzir um pouco a capacidade de nos defendermos contra alguns agentes infecciosos”, explica Dr. Rizzo. “Entretanto, a correção dela vai melhorar um pouco essa situação”, afirma o médico. 

    Onde encontrar vitamina D: hábitos que fazem a diferença

    Para prevenir a deficiência desse nutriente, é possível adotar alguns hábitos. Tomar sol é importante para renovar a vitamina D: a exposição solar deve durar no mínimo 15 minutos e pode ser feita até mesmo na varanda de casa. O Ministério da Saúde, inclusive, diz que tomar sol diariamente pode representar 80% da vitamina D necessária para o nosso organismo. 

    Uma dieta com alimentos ricos em vitamina D é outra forma de se manter saudável e com os níveis adequados. “A vitamina D pode ser obtida a partir de fontes alimentares, como óleo de fígado de bacalhau, peixes gordurosos (salmão, atum, cavala), gema de ovo e cogumelos”, recomenda a Dra. Paula. 

    Outra opção para equilibrar os níveis dessa vitamina no corpo é a suplementação, que deve sempre ser indicada por um médico. Além disso, é fundamental respeitar a prescrição médica para a dosagem a fim de evitar quaisquer problemas.  

     

    Dados do Ministério da Saúde: http://www.blog.saude.gov.br/geral/34330-vitamina-d

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes