Radicais livres: Essas substâncias são produzidas naturalmente pelo organismo?


  • +A
  • -A
Imagem do post Radicais livres: Essas substâncias são produzidas naturalmente pelo organismo?

Os radicais livres são produzidos naturalmente pelo organismo, conhecidos por propiciar o processo de oxidação que leva ao envelhecimento celular. Além disso, estão ligados ao surgimento de doenças, como câncer, mal de Parkinson, Alzheimer e problemas cardíacos. A quantidade produzida pelo organismo não costuma trazer perigo, o problema são os fatores externos que facilitam o aumento dessas substâncias no corpo.

 

Produção em excesso de radicais livres traz diversos riscos à saúde

 


“Os radicais livres são produzidos pelas células durante a queima de oxigênio utilizado para transformar os nutrientes absorvidos em energia”, informa a nutricionista Adriana Ávila. Estas moléculas são instáveis por possuírem um ou mais elétrons desemparelhados, o que as torna quimicamente reativas. Elas buscam se estabilizar “roubando” elétrons de outras células e criam, assim, mais radicais livres e mais perigo ao organismo.

O excesso dessas moléculas é provocado por fatores externos diversos, como contato com poluição e raios gama e ultravioleta; tabagismo; consumo demasiado de álcool; estresse; e alimentos pouco nutritivos e gordurosos; e atividades físicas muito intensas. Por isso, a adoção de hábitos de vida saudáveis já é um passo muito importante para evitar os efeitos nocivos dos radicais livres.

 

Vitamina E é fundamental para conter os radicais livres

 


Além dos hábitos saudáveis, é fundamental buscar substâncias antioxidantes, ou seja, que tenham potencial para combater os radicais livres, que são oxidantes.
A vitamina E é um grande exemplo de antioxidante capaz de prevenir contra os efeitos maléficos dos radicais livres. Ela pode ser encontrada em alimentos, como oleaginosas, cereais integrais e gema de ovo, ou por meio da suplementação.

A especialista explica que a vitamina E tem o poder de reduzir o risco de danos, pois neutraliza os radicais livres. “Ela se deixa atacar pelos radicais livres e age como um tampão químico, protegendo as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres. Mas também será importante a ação do nosso sistema imunológico na neutralização dos radicais livres. Para isso, ele precisa estar funcionando bem”, completa.

 

Adriana Ávila é nutricionista, formada pelo Centro Universitário São Camilo e atua em São Paulo. CRN-SP: 3-2816.

Foto: Shutterstock

TAGS
suplementos
vitamina-e

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Radicais livres: Essas substâncias são produzidas naturalmente pelo organismo?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.