Radicais livres: Álcool e tabaco podem aumentar a quantidade dessas substâncias no organismo? Por que?

  • +A
  • -A

Os radicais livres são moléculas com elétrons instáveis presentes em nosso organismo que, quando em excesso, podem precipitar doenças degenerativas e o envelhecimento celular. Hábitos não saudáveis, como o consumo de álcool e de cigarro, são alguns dos fatores que aumentam a quantidade dessas substâncias no corpo.

 

Efeitos do álcool e cigarro no organismo

 


Além dos riscos normalmente associados ao consumo de álcool e cigarros, como problemas no fígado e pulmões, respectivamente, eles são ligados ao excesso de radicais livres no organismo. “Esses fatores externos ao organismo (álcool e cigarro) favorecem a multiplicação dos radicais livres, pois aumentam a oxidação ou o estresse oxidativo”, explica a nutricionista Adriana Ávila. “Esse processo leva ao envelhecimento precoce das células, inflamação das células, podendo gerar doenças degenerativas ou autoimunes”.

Segundo a médica, o consumo moderado destas substâncias, tendo em vista a preocupação com os radicais livres, pode ser tolerado apenas no caso do álcool. “O tabaco é sempre perigoso ao nosso organismo, não só pelos radicais livres, mas por todos os outros malefícios que nos causa. O consumo moderado de álcool deve ser individualizado e definido pelo profissional que cuidar do paciente”.

 

Como evitar os danos causados pelos radicais livres

 


As medidas básicas recomendadas para tratar o problema são a prática regular de atividades físicas e a ingestão moderada de alimentos antioxidantes. Ambos ajudam na metabolização do oxigênio pelo organismo, o que reduz a produção dos radicais livres.


Quanto aos alimentos antioxidantes, especialmente, é importante destacar o papel da vitamina E no processo. “A vitamina E ajuda a reduzir os danos do envelhecimento celular por neutralizar os radicais livres”, explica Adriana. “Ela se deixa atacar pelos radicais livres e age como um tampão químico. Além disso, a ação do nosso sistema imunológico também é importante na neutralização dos radicais livres. Para isso, é preciso que ele esteja em boas condições”.

 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Adriana Ávila

Adriana Ávila

Nutrição

CRM: 2816 / SP

TAGS
vitamina-e

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Radicais livres: Álcool e tabaco podem aumentar a quantidade dessas substâncias no organismo? Por que?"

luna

otimo site

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Luna. Ficamos felizes em saber que gostou! Continue conosco para mais matérias como essa. Até breve!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.