search
    Título

    Radicais livres: Álcool e tabaco podem aumentar a quantidade dessas substâncias no organismo? Por que?

    Uncategorized

    Por

    Os radicais livres são moléculas com elétrons instáveis presentes em nosso organismo que, quando em excesso, podem precipitar doenças degenerativas e o envelhecimento celular. Hábitos não saudáveis, como o consumo de álcool e de cigarro, são alguns dos fatores que aumentam a quantidade dessas substâncias no corpo.

     

    Efeitos do álcool e cigarro no organismo

     


    Além dos riscos normalmente associados ao consumo de álcool e cigarros, como problemas no fígado e pulmões, respectivamente, eles são ligados ao excesso de radicais livres no organismo. “Esses fatores externos ao organismo (álcool e cigarro) favorecem a multiplicação dos radicais livres, pois aumentam a oxidação ou o estresse oxidativo”, explica a nutricionista Adriana Ávila. “Esse processo leva ao envelhecimento precoce das células, inflamação das células, podendo gerar doenças degenerativas ou autoimunes”.

    Segundo a médica, o consumo moderado destas substâncias, tendo em vista a preocupação com os radicais livres, pode ser tolerado apenas no caso do álcool. “O tabaco é sempre perigoso ao nosso organismo, não só pelos radicais livres, mas por todos os outros malefícios que nos causa. O consumo moderado de álcool deve ser individualizado e definido pelo profissional que cuidar do paciente”.

     

    Como evitar os danos causados pelos radicais livres

     


    As medidas básicas recomendadas para tratar o problema são a prática regular de atividades físicas e a ingestão moderada de alimentos antioxidantes. Ambos ajudam na metabolização do oxigênio pelo organismo, o que reduz a produção dos radicais livres.


    Quanto aos alimentos antioxidantes, especialmente, é importante destacar o papel da vitamina E no processo. “A vitamina E ajuda a reduzir os danos do envelhecimento celular por neutralizar os radicais livres”, explica Adriana. “Ela se deixa atacar pelos radicais livres e age como um tampão químico. Além disso, a ação do nosso sistema imunológico também é importante na neutralização dos radicais livres. Para isso, é preciso que ele esteja em boas condições”.

     

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes