Pesquisa clínica: O que é? Quais são os benefícios? Saiba mais!
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- +A
- -A
As pesquisas clínicas são estudos feitos com seres humanos, sejam eles pessoas doentes ou saudáveis, ou ainda com materiais humanos, como amostras de sangue e de pele. Segundo o infectologista Eduardo Motti, a pesquisa clínica é realizada para aumentar o conhecimento sobre o funcionamento normal do organismo e das doenças capazes de afetá-lo.
Pesquisas clínicas permitem aperfeiçoar novos tratamentos
“Muitas pesquisas também têm a finalidade de estudar novos tratamentos, novas formas de diagnosticar doenças (testes de laboratório) ou ainda novas formas de prevenir doenças, com as vacinas, por exemplo”, afirma o especialista. Quem pode realizar estas pesquisas clínicas, por lei, são os médicos e os odontologistas, mas profissionais de outras áreas também participam da equipe de pesquisadores.
Os benefícios da pesquisa clínica não param aí. Para os pesquisadores, é uma oportunidade não só de trabalho mas de aperfeiçoamento profissional. Já para a população em geral, as pesquisas possibilitam ter um diagnóstico mais preciso e modernizar o tratamento de uma doença, especialmente para os pacientes que participam do estudo.
Pesquisas clínicas ajudam a testar a segurança de uma medicação
As pesquisas clínicas costumam levar vários anos para serem concluídas. São realizados testes e consultas médicas para garantir os efeitos, a eficácia e a segurança de um tratamento, seja um medicamento, um dermocosmético, próteses ou implantes. Somente depois desses anos de estudo e confirmados os benefícios do tratamento é que o governo autoriza sua produção e aplicação.
Os critérios de seleção dos pacientes participantes são específicos de cada pesquisa clínica e obedecem ao perfil traçado para aquela pesquisa e que define exatamente as características das pessoas que podem participar. “Essas pessoas são informadas de tudo o que pode acontecer, inclusive os riscos e potenciais benefícios, e assinam um ‘contrato’, chamado ‘Termo de Consentimento Livre e Esclarecido’, em que autorizam sua participação e conhecem seus direitos”, completa Motti.
Dr. Eduardo Franco Motti é infectologista, graduado e pós-graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). CRM-SP: 34165
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Nenhum comentário para "Pesquisa clínica: O que é? Quais são os benefícios? Saiba mais!"
- Seja o primeiro a comentar
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.