Quais são os riscos de remédios caseiros para nariz entupido?


  • +A
  • -A
Imagem do post Quais são os riscos de remédios caseiros para nariz entupido?

Sintoma comum em gripes e resfriados, o nariz entupido é um incômodo que pode ser tratado tanto com remédios de farmácia quanto por receitas caseiras. Sabe-se que o uso indiscriminado de alguns medicamentos, como alguns tipos de descongestionantes nasais, traz riscos à saúde, mas será que as soluções caseiras para desentupir o nariz também podem ser perigosas?

Riscos de usar remédios caseiros para nariz entupido é mais observado em crianças


De acordo com o otorrinolaringologista Henrique Garchet, os efeitos colaterais e os riscos que os remédios caseiros para nariz entupido podem trazer ainda são desconhecidos. Todavia, alguns métodos de limpeza nasal para desentupimento não são recomendados para crianças pequenas, especialmente bebês.

A aromaterapia com eucalipto é um exemplo de remédio caseiro para nariz entupido que não deve ser usado em crianças, visto que pode provocar uma crise de bronquite. A lavagem nasal com água e sal, por outro lado, não traz tantos riscos diretos, mas causa um ligeiro desconforto, especialmente em crianças.   

Métodos para limpeza e descongestão nasal


De acordo com o médico, a melhor maneira de desentupir o nariz é o uso regular de solução fisiológica nasal. “Esta técnica auxilia na limpeza nasal e também na umidificação local, promovendo hidratação e desentupimento”, afirma. Essas soluções são compostas, basicamente, de água e sal, e não trazem os riscos associados a outros tipos de descongestionantes nasais, que trazem outros ativos na fórmula.

Outra opção interessante de remédio caseiro para o complementar o tratamento do nariz entupido é o chá de alteia. Como esta planta medicinal possui propriedades descongestionantes, anti-inflamatórias e expectorantes, ajuda a desinflamar e desinchar os vasos sanguíneos do nariz. Junto da produção exagerada de muco, o inchaço e a inflamação desses vasos são o que propiciam o entupimento.

Dr. Henrique Garchet é otorrinolaringologista, membro da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (Aborl-CCF) e membro efetivo da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face. CRM-MT: 7805

Foto: Shutterstock

TAGS
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são os riscos de remédios caseiros para nariz entupido?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.