Nariz entupido: respirar pela boca pode trazer riscos para a saúde da garganta?


  • +A
  • -A
Imagem do post Nariz entupido: respirar pela boca pode trazer riscos para a saúde da garganta?

Respirar pela boca pode trazer riscos para a saúde da garganta, pois quando o ar entra no organismo a partir desta via, não passa pelas mesmas proteções contra substâncias infecciosas presentes no nariz. Por isso, os indivíduos ficam mais vulneráveis a infecções que afetam a garganta, como faringites e amigdalites.

“Sim, respirar pela boca pode fazer mal não só para a garganta, mas para toda a via aérea. O nariz funciona 24 horas. Ele aquece, umidifica, retém partículas maiores de sujidades e, por fim, acaba purificando o ar que respiramos. Ele é o ‘guarda-costas’ protetor da garganta, ouvidos, e pulmões”, afirma o otorrinolaringologista Rodrigo Pozzi.

Riscos e causas da respiração pela boca


Dentre as infecções das vias aéreas mais comuns e que podem ter risco aumentado pela respiração bucal, o médico cita, além das faringites e amigdalites, otites, resfriados, gripes e pneumonias. Em crianças,
o ato de respirar pela boca pode gerar ainda algumas alterações, como no posicionamento da língua e na musculatura da face, que tende a se tornar mais flácida, já que é menos exigida.

Mesmo que uma pessoa consiga respirar normalmente pelo nariz, qualquer situação que provoque o bloqueio das vias nasais irá fazer com que a respiração seja deslocada para a boca. Dentre as principais causas da respiração bucal, destacam-se as rinites, sinusites, desvio do septo nasal e pólipos nasais.

 

Tratamento dos problemas resultantes da respiração bucal


O tratamento do problema originado pela prática de respirar pela boca, naturalmente, varia de acordo com o quadro determinado pelo diagnóstico. “Primeiramente, deve haver o diagnóstico médico (preferencialmente por um otorrinolaringologista) para definir o problema. Assim que identificado, ele pode ser tratado com medicamento e/ou cirurgia”, explica Pozzi.


Em casos mais simples, como um resfriado, que gera coriza e, consequentemente, entupimento do nariz, o uso de descongestionantes nasais pode aliviar o problema.

Dr. Rodrigo Pozzi Beilke é otorrinolaringologista formado em medicina pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), com especialidade em otorrinolaringologia pelo Instituto Felippu de Otorrinolaringologia (SP). É titulado pela Associação Médica Brasileira (AMB). CRM-RS: 31.455 – Mais informações: Facebook

Foto: Shutterstock

TAGS
dor-de-garganta
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Nariz entupido: respirar pela boca pode trazer riscos para a saúde da garganta?"

Taiara

Estou com a garganta irritada, com o nariz entupido respirando pela boca e me sentindo um pouco cansada e com pouco de tosse o que pode ser

Cuidados Pela Vida

Olá Taiara, a análise de um profissional especializado conseguirá determinar o quadro que levou à formação deste sintoma em particular. Procure um serviço de saúde próximo de sua residência e realize uma consulta. Melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.