Por que o muco nasal pode aparecer com cores diferentes?


  • +A
  • -A
Imagem do post Por que o muco nasal pode aparecer com cores diferentes?

O muco nasal, popularmente chamado de catarro, é uma secreção produzida pela mucosa nasal e que tem como função proteger o próprio corpo. “Uma secreção clara e aquosa é considerada normal e saudável, servindo para hidratação do nariz e proteção da via aérea contra infecções e partículas”, afirma a otorrinolaringologista Luísi Rabaioli.

Gripes e resfriados deixam muco mais verde ou amarelo


Quando está transparente, o catarro é composto basicamente de água, restos de células e proteínas. No entanto, diversos fatores podem aumentar a produção de muco, além de alterar sua consistência e sua cor. “Eventualmente, as secreções nasais podem ser mais espessas, com odor forte ou com alguma tonalidade esverdeada ou amarela, ou até mesmo com raias de sangue”, conta a profissional.

Estas mudanças podem ocorrer em função da presença de microrganismos e infecções no organismo. O muco com tons esverdeados ou amarelados é comum em casos de gripe e resfriado, enquanto as cores marrom e vermelha costumam ser resultado da mistura do muco com sangue. Já cores mais escuras podem ser causadas pela intensa poluição ambiental ou pelo consumo de cigarros.

A falta de hidratação do corpo, em especial, do sistema respiratório também pode tornar o muco nasal mais espesso e escuro. Neste caso, além de beber mais água, fazer a higiene nasal pode ser útil. “A lavagem nasal com soro fisiológico em temperatura ambiente pode ajudar a fluidificar o catarro, facilitando a higiene e sua eliminação”, recomenda a médica.

Sintomas e cor do catarro podem indicar a presença de problema respiratório


Dra. Luísi, no entanto, alerta que a cor da secreção não indica necessariamente um
quadro de sinusite. A cor pode ser resultado de alergias ou até mesmo de corpos estranhos na fossa nasal, o que é mais frequente entre as crianças. É preciso ficar atento a outros sintomas associados e procurar um otorrinolaringologista, antes de iniciar um tratamento por conta própria.

Dra. Luísi Rabaioli é otorrinolaringologista, formada em Medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e atende em Novo Hamburgo (RS). CRM-RS: 36861

Foto: Shutterstock

TAGS
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que o muco nasal pode aparecer com cores diferentes?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.