Gripe: O que fazer quando começamos sentir dor de garganta?


  • +A
  • -A
Imagem do post Gripe: O que fazer quando começamos sentir dor de garganta?

Apesar de a gripe ser um problema que pode afetar a saúde do corpo ao longo de todo o ano, basta o inverno chegar para que o número de diagnósticos aumente consideravelmente. A doença provoca uma série de sintomas, como febre, tosse, coriza e dores no corpo. A garganta também é afetada pela gripe e pode ser uma fonte de grande desconforto.

 

Dor de garganta pode ser tratada com analgésicos e antitérmicos

 

Ao sentir incômodo na região da garganta, é necessário procurar um médico. “O paciente com dor de garganta precisa ir ao consultório médico para uma avaliação porque o sintoma é causado por muitas doenças e problemas diferentes”, afirma a otorrinolaringologista Isabela Oliveira. Se o profissional verificar que é um caso de gripe, o paciente deve iniciar o tratamento para se livrar dos sintomas.

Nos casos de gripe, o uso de antibióticos não ajuda, já que a infecção é causada por vírus e não por bactérias. “É comum que, a qualquer sinal de dor de garganta, muitos acreditem que seja necessário começar a tomar antibióticos. A dor de garganta de origem viral é oito vezes mais frequente que a de origem bacteriana, e nesse caso, o tratamento é feito apenas com analgésicos e antitérmicos”, destaca a especialista.

 

Gargarejos, gengibre e própolis aliviam dor de garganta

 

O paciente pode recorrer também a algumas medidas caseiras. “O gargarejo mais recomendado é de água morna com pouco sal. A prática traz um alívio sintomático, se for realizada várias vezes ao dia. Nunca faça gargarejos e bochechos com vinagre ou limão”, recomenda Isabela. É preciso lembrar, entretanto, que estas atitudes não curam o problema, mas podem auxiliar no alívio dos sintomas, especialmente em conjunto com a medicação.

A médica também indica o uso de pastilhas analgésicas e o consumo de gengibre e própolis na forma de chás e balas, por exemplo. Estas substâncias têm ação anti-inflamatória e ajudam a aliviar a dor de garganta. O gengibre também estimula a salivação, lubrifica as cordas vocais e melhora a condição do local agredido pelo vírus da gripe. Manter a garganta hidratada, mas sem abusar da água gelada, também é importante.

 

Dra. Isabela Oliveira é otorrinolaringologista formada pela Universidade Federal do Paraná e atua em Curitiba (PR). CRM-PR: 29507

 

Foto: Shutterstock

TAGS
dor-de-garganta
gripe
respiracao

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Gripe: O que fazer quando começamos sentir dor de garganta?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.