Esteira ou bicicleta: Qual desses exercícios é mais indicado para auxiliar na redução de medidas?


  • +A
  • -A
Imagem do post Esteira ou bicicleta: Qual desses exercícios é mais indicado para auxiliar na redução de medidas?

Ser fisicamente ativo é um fator muito importante na busca de uma melhor qualidade de vida. Os exercícios promovem, por exemplo, a perda de peso, fundamental para prevenir problemas cardiovasculares, metabólicos e ósseos. Duas das atividades mais indicadas por especialistas para ajudar a emagrecer são a esteira e a bicicleta, mas será que alguma delas consegue ser mais eficaz na queima de calorias e redução de medidas?

 

Utilizar a esteira para correr pode queimar mais calorias que a bicicleta

 


De acordo com o médico do exercício e do esporte João Felipe Franca, tanto a esteira quanto a bicicleta têm vantagens e desvantagens e a escolha dependerá da disponibilidade, viabilidade e do gosto por cada uma das atividades. “O mais indicado para emagrecer são exercícios de maior duração e menor intensidade inicialmente, com assiduidade na maioria dos dias da semana em uma atividade que seja prazerosa, viável e com baixo risco de lesão”, explica o especialista.

Caminhar e correr na esteira podem proporcionar maior gasto energético que a bicicleta. Por outro lado, há maior chance de lesões por causa dos impactos nas articulações. “Correr requer técnica adequada para reduzir o risco de lesão e a corrida pode ser intensa demais para os iniciantes e para aqueles que sempre foram sedentários. Caminhar pode ser mais natural e viável, pois apenas um bom calçado esportivo é necessário”, pondera o médico.

 

Bicicleta gera poucos impactos na saúde das articulações

 


Pedalar requer, além da bicicleta, equipamentos de proteção e locais apropriados para a prática. Entretanto, produz menos
impactos nas articulações e também tem menor intensidade, favorecendo a aderência à rotina de exercícios, principalmente na fase inicial. É preciso lembrar que utilizar tanto a esteira quanto a bicicleta em ambientes fechados e climatizados também ajuda na aderência, já que o clima não se torna uma desculpa para deixar de realizar a atividade.

O emagrecimento não é a única forma com que essas atividades conseguem proteger a saúde do corpo. “A prática regular traz inúmeros benefícios já comprovados, como melhor controle do colesterol, do diabetes, da hipertensão arterial, da melhora do humor, do sono e do bem-estar físico e mental e menor risco de desenvolver alguns tipos de câncer”, afirma o profissional. Doutor Franca diz ainda que ser sedentário pode ser tão ou mais perigoso que fumar compulsivamente e aumenta o risco de morte em até cinco vezes.

 

Dr. João Felipe Franca é médico do exercício e do esporte pela Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte e atua na Clinimex, no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 5276659-3

 

Foto: Shutterstock

TAGS
atividade-fisica
emagrecer

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Esteira ou bicicleta: Qual desses exercícios é mais indicado para auxiliar na redução de medidas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.