Em quais alimentos encontramos o ácido clorogênico?

  • +A
  • -A

O ácido clorogênico pode ser encontrado em alimentos como maçã, pera, alcachofra, berinjela, tomate e erva mate, mas principalmente no café. O extrato de café verde, especialmente, possui alta concentração desse ácido. Dentre os seus benefícios, destacam-se o emagrecimento natural e a redução dos níveis de glicose no sangue.

O ácido clorogênico é da família de ésteres, formado pelos ácidos quínico e caféico. Ele é encontrado no café verde (sem torrar) em 7%, mas quando o grão é torrado perde parte desse valor”, informa a nutricionista Adriana Ávila. 

 

Benefícios do ácido clorogênico

 


Conforme aponta a especialista, estudos sugerem que o ácido clorogênico
pode prevenir diabetes tipo 2 (DM2) e doença cardiovascular pelo controle da pressão arterial e do colesterol. “A prevenção de DM2 pode ocorrer pela ação do ácido clorogênico no metabolismo da glicose e na redução da resistência à insulina”, afirma Adriana.

Ainda segundo a nutricionista, verificou-se redução na pressão arterial sistólica e diastólica com o uso do extrato de grãos de café verde por hipertensos brandos. O extrato de café verde também ajuda no funcionamento do fígado, graças à presença de duas substâncias chamadas cafestol e kahweol. Elas estimulam a ação da enzima GST, responsável pela desintoxicação do organismo.

 

Suplementação de ácido clorogênico

 


Vale ressaltar que, por mais que o ácido clorogênico ajude no emagrecimento, a perda de peso depende também da associação dessa substância com hábitos de vida saudáveis. A forma mais eficiente de obter este ácido é a suplementação, já que o grão torrado perde boa parte dessa substância e o café verde puro não tem um sabor agradável. Por isso, extratos concentrados são a melhor aposta para quem quer obter os benefícios desse ativo.

 

 

Foto: Pixabay

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Adriana Ávila

Adriana Ávila

Nutrição

CRM: 2816 / SP

TAGS
atividade-fisica
dieta
emagrecer
nutricao
suplementos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Em quais alimentos encontramos o ácido clorogênico?"

VILMAR CENI

PROCURO SABER SOBRE ACIDO LOROGENICO DA ERVA MATE “ILEX PARAGUARIENSIS’

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.