Quem deseja emagrecer ouve dos médicos que as principais medidas que ajudam a perder peso são manter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas com frequência. Com relação à alimentação, diversas pesquisas científicas identificaram substâncias que influenciam no emagrecimento. Uma delas é o ácido clorogênico, encontrado no café verde.
Ácido clorogênico obriga corpo a queimar estoque de gordura
Para a nutricionista Caroline Codonho, o emagrecimento parece ser consequência ou resultado das diversas ações do ácido clorogênico no organismo: “Estudos em animais demonstraram que ele pode trazer benefícios à redução do conteúdo de triglicerídeos presentes no tecido adiposo, do peso corporal, gordura visceral, leptina e dos níveis de insulina“.
Já um estudo realizado em humanos por pesquisadores da Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, com base no consumo de cápsulas de café verde, revelou que o ácido clorogênico impede o organismo de utilizar o açúcar adquirido por meio dos alimentos como fonte de energia. O corpo, então, é obrigado a retirar do próprio estoque de gordura a energia para manter o organismo funcionando.
Ácido clorogênico também ajuda a prevenir diabetes
O café verde traz uma série de outros benefícios à saúde. Ao evitar o acúmulo de gordura localizada, o ácido clorogênico também contribui para regular os níveis de glicose no sangue, auxiliando no tratamento do diabetes tipo 2. Por ser rico em cafestol e kahweol, o grão também melhora o funcionamento do fígado, estimulando a ação da enzima GST, responsável pela desintoxicação do corpo.
O ácido clorogênico está presente em diversos alimentos de origem vegetal, mas é especialmente encontrado no café. O café verde tem mais ácido que o grão torrado, já que o processo de torra, que deixa o produto mais palatável e é a base do tradicional cafézinho, elimina parte da substância. Por isso, a melhor forma de obter os benefícios do ácido clorogênico é por meio de suplementos concentrados de café verde.
Foto: Shutterstock