Manter o peso corporal em patamares considerados saudáveis é uma das maneiras de evitar o desenvolvimento de alguns problemas de saúde, já que o sobrepeso e a obesidade são importantes fatores de risco para a hipertensão e o diabetes, por exemplo. Quem já está acima do peso pode utilizar o café verde para auxiliar o processo de emagrecimento.
Café verde queima de gordura e ajuda a emagrecer
Esse aliado não é o café preto tão frequentemente consumido pela manhã ou depois do almoço, mas sim o grão que ainda não foi torrado e que recebe o nome de café verde. “O café verde tem mais ácido clorogênico, que é perdido durante a torra do grão”, afirma a nutricionista Adriana Ávila.
As pesquisas apontam a eficácia do café verde na redução da gordura corporal. Um estudo realizado com 50 voluntários durante dois meses demonstrou redução significativa de 5,7% no peso corporal e melhora da relação entre massa magra e massa gorda em 4%, registrados no grupo que tomou duas capsulas de café verde por dia.
Café verde controla o açúcar do sangue
O café verde é consumido em forma de cápsulas e ajuda a emagrecer graças ao ácido clorogênico. “Os pesquisadores viram que a ação do ácido clorogênico impede o corpo de usar o açúcar presente nos alimentos como fonte de energia. Isso obriga o corpo a retirar a energia necessária do seu estoque de gordura”, explica a profissional.
Alguns estudos apontam que o ácido clorogênico atua ainda na redução de açúcar no sangue e na prevenção de doenças do fígado. O uso do café verde, entretanto, deve ser acompanhado por um profissional capacitado e deve ser realizado em associação à atividade física e à alimentação saudável.
Foto: Shutterstock