search
    Título

    Quantidade de calorias consumidas não determina emagrecimento ou ganho de peso

    Uncategorized

    Por

    Se você quer emagrecer, não basta ficar apenas de olho no valor calórico dos alimentos. Para perder alguns quilinhos, a vigilância, que deve ser sempre orientada por um nutricionista, vai muito além disso. E você vai saber agora com a ajuda da nutricionista Ana Paula Moura.

    Para emagrecer, a solução não se restringe a simplesmente olhar o rótulo de alguns produtos e fazer uma simples contagem de calorias. É necessária uma dieta balanceada, para se alimentar de forma saudável, e dar uma atenção especial às atividades físicas, para acelerar o metabolismo. Uma nutricionista e um educador físico devem ser procurados.

    Isso explica o fato de muitas pessoas reduzirem as calorias consumidas diariamente, simplesmente “fechando a boca”, e não verem um resultado satisfatório ao subir na balança: “O jejum prolongado pode, em alguns casos, manter a pessoa em um peso fixo, pois este jejum desregula uma cascata de hormônios, que no fim do processo não permite o emagrecimento. E ainda pior, mantém a obesidade ou faz essa pessoa aumentar de peso, com uma maior procura por alimentos, devido aos hormônios alterados”, explica Ana Paula.

    Alimentos naturais ajudam a emagrecer

    Segundo estudos científicos, um dos melhores caminhos para o emagrecimento saudável é a ingestão de alimentos naturais. Além disso, é preciso abandonar os produtos processados e industrializados que existem no mercado: “O consumo de produtos industrializados nos faz ingerir várias substâncias perigosas chamadas de xenobióticos, definidos como compostos químicos estranhos ao organismo humano, que podem ser enquadrados em diversas categorias como, por exemplo, pesticidas agrícolas, inseticidas, plásticos, produtos de limpeza e fármacos, entre outros, levando, a curto ou longo prazo, a doenças graves”, alerta a nutricionista, que também orienta a fugir dos alimentos com “calorias varias”, que são muito calóricos e não fornecem nenhum nutriente, como refrigerante e açúcar branco.

    Desta forma, produtos naturais e frescos são sempre indicados. “Devemos inserir no dia a dia alimentos ricos em fibra, como os produtos integrais: pães, biscoitos, arroz e massas. A ingestão de água também é essencial, pois ela regula todos os processos fisiológicos do corpo e, juntamente com a fibra, faz o indivíduo ter um funcionamento intestinal adequado, indica a profissional.

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes