AchèAchè
search
Título

Quantidade de calorias consumidas não determina emagrecimento ou ganho de peso

Uncategorized

Por

4 de novembro de 2023

Se você quer emagrecer, não basta ficar apenas de olho no valor calórico dos alimentos. Para perder alguns quilinhos, a vigilância, que deve ser sempre orientada por um nutricionista, vai muito além disso. E você vai saber agora com a ajuda da nutricionista Ana Paula Moura.

Para emagrecer, a solução não se restringe a simplesmente olhar o rótulo de alguns produtos e fazer uma simples contagem de calorias. É necessária uma dieta balanceada, para se alimentar de forma saudável, e dar uma atenção especial às atividades físicas, para acelerar o metabolismo. Uma nutricionista e um educador físico devem ser procurados.

Isso explica o fato de muitas pessoas reduzirem as calorias consumidas diariamente, simplesmente “fechando a boca”, e não verem um resultado satisfatório ao subir na balança: “O jejum prolongado pode, em alguns casos, manter a pessoa em um peso fixo, pois este jejum desregula uma cascata de hormônios, que no fim do processo não permite o emagrecimento. E ainda pior, mantém a obesidade ou faz essa pessoa aumentar de peso, com uma maior procura por alimentos, devido aos hormônios alterados”, explica Ana Paula.

Alimentos naturais ajudam a emagrecer

Segundo estudos científicos, um dos melhores caminhos para o emagrecimento saudável é a ingestão de alimentos naturais. Além disso, é preciso abandonar os produtos processados e industrializados que existem no mercado: “O consumo de produtos industrializados nos faz ingerir várias substâncias perigosas chamadas de xenobióticos, definidos como compostos químicos estranhos ao organismo humano, que podem ser enquadrados em diversas categorias como, por exemplo, pesticidas agrícolas, inseticidas, plásticos, produtos de limpeza e fármacos, entre outros, levando, a curto ou longo prazo, a doenças graves”, alerta a nutricionista, que também orienta a fugir dos alimentos com “calorias varias”, que são muito calóricos e não fornecem nenhum nutriente, como refrigerante e açúcar branco.

Desta forma, produtos naturais e frescos são sempre indicados. “Devemos inserir no dia a dia alimentos ricos em fibra, como os produtos integrais: pães, biscoitos, arroz e massas. A ingestão de água também é essencial, pois ela regula todos os processos fisiológicos do corpo e, juntamente com a fibra, faz o indivíduo ter um funcionamento intestinal adequado, indica a profissional.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?

Como o nome sugere, o pré-diabetes é um quadro que antecede o diabetes e que também apresenta elevação importante de açúcar no sangue, porém não o suficiente para que o diagnóstico da doença seja feito. Caso o aumento da glicose no sangue seja identificado ainda nesta fase, é possível evitar que a doença se manifeste […]

Artigos
Obesidade: Como proteger as articulações quando estamos acima do peso?

A obesidade provoca uma série de consequências ruins para a saúde e uma delas é o desgaste das articulações. O peso excessivo do corpo sobrecarrega essas estruturas, além de ossos e cartilagem. Emagrecer torna-se, então, uma medida necessária. Para isso, deve-se recorrer a um profissional que oriente o tratamento adequado.    “O passo inicial é […]

Artigos
Por que diabéticos correm riscos maiores de perder a visão?

O diabetes é uma alteração metabólica de origem múltipla e se caracteriza pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina em exercer adequadamente suas funções, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. Mas você sabia que a doença pode afetar a visão do portador? “O diabetes compromete várias estruturas do olho”, afirma o […]

Converse com um dos nossos atendentes