O fato das unhas serem pequenas pode até te fazer pensar que elas não precisam de muitos cuidados, mas isso seria um engano. A saúde delas também é importante, pois estão constantemente vulneráveis à ação de diversos fatores maléficos. Se você trabalha com umidade ou produtos químicos, por exemplo, pode ter a saúde das suas unhas comprometidas.
Dicas para para proteger suas unhas da umidade e de produtos químicos
Segundo a dermatologista Aline Guimarães, é importante que quem lida com esse tipo de substância siga algumas dicas básicas diárias para evitar problemas nas unhas. “Manter as unhas cortadas curtas; evitar tirar as cutículas; hidratar as cutículas e unhas diariamente; e usar luvas quando for entrar em contato com água ou produtos químicos no trabalho são algumas dicas”.
Outra possibilidade, ainda de acordo com a especialista, é usar luvas de algodão primeiro e depois colocar por cima uma luva sintética (látex, nitrila) no momento de mexer com umidade ou substâncias químicas. Ter a luva de algodão por baixo, em contato direto com a pele, é interessante porque o material possui função de proteção, ajudando também a absorver o suor das suas mãos.
Além de evitar os fatores desencadeantes das unhas frágeis e de seguir tudo o que já foi mencionado para impedir que o problema se desenvolva, é importante que você consulte um médico dermatologista para fazer o correto diagnóstico e tratamento do problema. “Para as unhas frágeis, é importante a hidratação das unhas e muitas vezes suplementação de vitaminas orais”, complementa Aline. A biotina, uma vitamina do complexo B, é fundamental para o tratamento da condição.
Por que umidade e produtos químicos afetam a saúde das unhas?
Mas afinal, por que exatamente a umidade e a química de determinados produtos propiciam problemas nas unhas? Conforme explica a dermatologista, a umidade excessiva pode favorecer o surgimento de infecções fúngicas (micoses) e bacterianas nas suas unhas e o uso frequente de produtos químicos pode deixá-las mais ressecadas e quebradiças, além de poder favorecer o surgimento de dermatites nas mãos.
Foto: Shutterstock