search
Título

Varizes pélvicas: quais são os sintomas? Como o tratamento é feito?

Pele e Beleza
Varizes

19 de outubro de 2023

As varizes são um problema de saúde bastante conhecido e que, embora sejam mais frequentes nas pernas, também podem surgir em outros lugares do corpo. É o caso das varizes pélvicas, que geralmente aparecem nas mulheres e precisam de atenção médica. A equipe do Cuidados Pela Vida conversou com o cirurgião vascular Adjaldes de Moraes, que esclareceu quais são as principais características dessa doença. 

O que são varizes pélvicas?

 

As varizes pélvicas se caracterizam por veias dilatadas que podem surgir na forma de varizes no útero, nos ovários ou tubas uterinas nas mulheres, mas que também podem acometer o sexo masculino. Nesse caso, na região dos testículos. Nos homens, as varizes pélvicas são normalmente chamadas de varicocele.
A doença costuma ser assintomática, mas Dr. Moraes cita alguns possíveis sinais: “Os sintomas de varizes pélvicas mais frequentes são dores pélvicas crônicas, cólicas menstruais intensas e incapacitantes, desenvolvimento de varizes na região de períneo e na raiz de coxa, dor tipo cólica irradiada para flanco esquerdo durante atividade física intensa e dor durante e após relação sexual (dispareunia)”. 
“O desenvolvimento de varizes pélvicas muito frequentemente está relacionado à compressão venosa”, explica Adjaldes. Ou seja, a veia é comprimida e o fluxo de sangue é obstruído aumentando a pressão na veia e provocando sua dilatação. “Essa condição pode aumentar o risco de trombose venosa profunda, sangramento na urina (hematúria), dores abdominais crônicas, desenvolvimento de varizes em membros inferiores e perda progressiva da qualidade de vida”, alerta o médico. 

Varizes pélvicas: tratamento pode ser invasivo

 

O tratamento da doença, de acordo com o cirurgião vascular, só é indicado “quando as mesmas são sintomáticas e envolve a correção dos fatores que levaram ao seu desenvolvimento, como compressão da veia renal esquerda, compressão da veia ilíaca comum esquerda e refluxo da veia gonadal”. Em alguns casos, pode ser necessária embolização, procedimento cirúrgico, minimamente invasivo, cujo objetivo é fechar as varizes pélvicas. 

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Por que as varizes são mais comuns em mulheres?

Você sabia que as varizes, aquelas veias que acabam ficando deformadas e visíveis a olho nu e que causam inchaço e dores, normalmente nos membros inferiores (pernas e pés), são mais comuns entre as mulheres? O angiologista Carlos Peixoto explica que os culpados são os hormônios e, além disso, aponta alguns detalhes sobre essa condição. […]

Artigos
Varizes: Por que elas podem aumentar durante e após a gravidez?

As varizes são veias disfuncionais que se tornam dilatadas e tortuosas, atrapalhando o bom funcionamento da circulação do sangue pelo corpo. Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), o problema costuma afetar mais as mulheres e a gravidez é um dos principais fatores de risco para o seu surgimento. Mudanças hormonais […]

Artigos
Cirurgia de varizes: em quais casos esse procedimento deve ser adotado?

Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), as varizes são veias superficiais, tortuosas e alongadas que surgem como consequência de alterações na circulação sanguínea. Uma das principais formas de tratar esse problema é a cirurgia de varizes. Entenda em que circunstâncias esse procedimento passa a ser a forma de tratamento mais […]

Converse com um dos nossos atendentes