AchèAchè
    search
    Título

    Varizes: O que é possível fazer para não cair no sedentarismo quando não podemos sair de casa?

    Uncategorized

    Por

    -Pacientes que sofrem de varizes dos membros inferiores precisam evitar o sedentarismo ao máximo, já que a falta de movimentação prejudica a circulação sanguínea, o que é muito ruim para o quadro. Contudo, há situações em que não é possível sair de casa, como no momento atual de quarentena mundial pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19), o que atrapalha planos de caminhadas, corrida, dentre outros, e facilita a manutenção do sedentarismo. 

    Importância do exercício no combate às varizes


    Por mais que isso seja um obstáculo, não pode se tornar desculpa para deixar de exercitar o corpo, devido à necessidade. Além disso, dentro de casa é totalmente possível de realizar atividades simples e eficazes no controle dos sintomas das varizes. Você pode encontrar na internet diversos vídeos com sugestões de séries de exercícios mais voltadas para os membros inferiores ou englobando todo o corpo. Não precisa ser nada muito complexo ou intenso. O importante é se movimentar todos os dias, independente da situação.

    “Quem puder fazer exercícios, tipo caminhadas no condomínio, no jardim de casa ou até mesmo dentro de casa, já está tomando uma atitude muito benéfica para controlar o problema em períodos que não podemos sair de casa. Atividades físicas realizadas de 20 a 30 minutos por dia já estão de bom tamanho”, informa o angiologista Ricardo Nobili.

    De acordo com o especialista, ficar acamado, imobilizado ou simplesmente sedentário voluntariamente por muito tempo faz com que a circulação sanguínea se torne lenta, o que é um dos principais fatores para o desenvolvimento das varizes. Existe ainda o agravante disso ser uma das causas de trombose. “Por essas razões, qualquer tipo de atividade física é benéfica para a circulação”, afirma o médico.

    Outras medidas de tratamento


    Além do exercício físico, o tratamento contra varizes pressupõe a adoção de outras medidas, tais como ter hábitos de vida saudáveis (
    não fumar, não consumir bebida alcoólica em excesso, ter uma alimentação balanceada, nutritiva e se hidratar bastante) e usar medicamento específico para o quadro em questão. O medicamento ajuda a ter uma boa circulação venosa nos membros inferiores.

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes