AchèAchè
    search
    Título

    Varizes em estágios muito iniciais podem ser curadas, caso haja controle imediato?

    Uncategorized

    Por

    As varizes surgem quando as válvulas que bombeiam o sangue rumo ao coração ficam desgastadas, resultando no acúmulo de sangue que forma as veias varicosas, geralmente nas pernas. O aparecimento de varizes é bastante comum, afetando quase um terço dos adultos nas sociedades ocidentais. Apesar da maioria dos pacientes com varizes não relatarem sintomas, algumas complicações decorrentes das varizes – como sangramento e úlceras – podem indicar a necessidade de um tratamento especializado. No entanto, é possível curar as varizes se o tratamento for feito em estágios iniciais? 

    Controle dos sintomas relacionados às varizes 


    O médico angiologista Jayme Filho destaca que as varizes não são, em si, o problema, mas sim a insuficiência venosa que as causa. “Essa insuficiência venosa inclui diversos fatores, então é difícil falar em cura. Preferimos falar que fazendo um bom controle das varizes, o paciente vai apresentar poucos sintomas e veias varicosas ao longo da vida”, afirma. 

    O manejo do desconforto e inchaço, sintomas recorrentemente associados às varizes, pode ser feito com o uso de meias elásticas de compressão. Além disso, a elevação das pernas pode proporcionar alívio. O controle dos sintomas nos estágios iniciais evita que apareçam sintomas mais graves, como lesões cutâneas decorrentes da hipertensão nas veias.

    Fatores de  risco para o avanço da hipertensão venosa 


    Devido à força da gravidade, o bombeamento de sangue dos membros inferiores para o coração é mais difícil, o que torna essa região mais suscetível ao
    aparecimento de varizes. Por isso, o sedentarismo e a falta de movimentos nas pernas podem agravar a má circulação nas veias.

    Assim, a prática regular de exercícios físicos é importante pois estimula o sistema cardiovascular, prevenindo o aparecimento de varizes. Para aqueles que trabalham sentados durante muitas horas, é recomendado tirar pausas de descanso durante o dia e, durante esses intervalos, tentar movimentar o corpo ao máximo.

    Veias varicosas não apresentam risco comprovado de trombose 


    Uma dúvida bastante comum em pacientes com varizes é sobre o risco de trombose. Mas é raro que as varizes ofereçam essa ameaça. A trombose só se destaca como um risco se as inflamações venosas se estenderem acima do joelho. 

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes