AchèAchè
search
Título

Varizes em estágios muito iniciais podem ser curadas, caso haja controle imediato?

Varizes

Por Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

19 de outubro de 2023

As varizes surgem quando as válvulas que bombeiam o sangue rumo ao coração ficam desgastadas, resultando no acúmulo de sangue que forma as veias varicosas, geralmente nas pernas. O aparecimento de varizes é bastante comum, afetando quase um terço dos adultos nas sociedades ocidentais. Apesar da maioria dos pacientes com varizes não relatarem sintomas, algumas complicações decorrentes das varizes – como sangramento e úlceras – podem indicar a necessidade de um tratamento especializado. No entanto, é possível curar as varizes se o tratamento for feito em estágios iniciais? 

Controle dos sintomas relacionados às varizes 


O médico angiologista Jayme Filho destaca que as varizes não são, em si, o problema, mas sim a insuficiência venosa que as causa. “Essa insuficiência venosa inclui diversos fatores, então é difícil falar em cura. Preferimos falar que fazendo um bom controle das varizes, o paciente vai apresentar poucos sintomas e veias varicosas ao longo da vida”, afirma. 

O manejo do desconforto e inchaço, sintomas recorrentemente associados às varizes, pode ser feito com o uso de meias elásticas de compressão. Além disso, a elevação das pernas pode proporcionar alívio. O controle dos sintomas nos estágios iniciais evita que apareçam sintomas mais graves, como lesões cutâneas decorrentes da hipertensão nas veias.

Fatores de  risco para o avanço da hipertensão venosa 


Devido à força da gravidade, o bombeamento de sangue dos membros inferiores para o coração é mais difícil, o que torna essa região mais suscetível ao
aparecimento de varizes. Por isso, o sedentarismo e a falta de movimentos nas pernas podem agravar a má circulação nas veias.
Assim, a prática regular de exercícios físicos é importante pois estimula o sistema cardiovascular, prevenindo o aparecimento de varizes. Para aqueles que trabalham sentados durante muitas horas, é recomendado tirar pausas de descanso durante o dia e, durante esses intervalos, tentar movimentar o corpo ao máximo.

Veias varicosas não apresentam risco comprovado de trombose 


Uma dúvida bastante comum em pacientes com varizes é sobre o risco de trombose. Mas é raro que as varizes ofereçam essa ameaça. A trombose só se destaca como um risco se as inflamações venosas se estenderem acima do joelho. 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
tratamento contra varizes
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Como agem e para que servem os medicamentos usados no tratamento de varizes?

Por mais que em alguns casos as varizes se manifestem sem sintomas, o quadro também ocorre com o aparecimento de alguns sinais e sintomas, tais como dor nas pernas, inchaço, coceira e formigamento. Para que você controle esses incômodos e o quadro em si, são recomendados alguns métodos de tratamento, que vão desde o uso […]

Artigos
Existe alguma forma de se prevenir de varizes decorrentes da gravidez?

Durante e após a gravidez, é muito comum as mulheres apresentarem varizes e notarem o problema mais intenso do que antes. Sabendo que este momento importante da vida também funciona como fator de risco para o quadro, é interessante que as gestantes adotem medidas preventivas com intuito de diminuir as chances da complicação em questão.  […]

Artigos
O repouso das pernas pode ajudar em um quadro de varizes?

Um quadro de varizes normalmente traz sensações incômodas, como dor, desconforto, queimação, ardência e cansaço nos membros inferiores. Em função disso, recomenda-se repousar as pernas, mantendo-as elevadas. Contudo, tal prática apenas ajuda a amenizar os sintomas e não a tratar efetivamente a doença.   “Dormir com os membros elevados e permanecer no trabalho da mesma […]

Converse com um dos nossos atendentes