Ter a imunidade alta significa que o organismo está bem amparado pelas suas próprias defesas e, portanto, qualificado para combater os agentes infecciosos que entram no corpo. Com isso, diminui-se não somente o tempo de recuperação de uma doença em curso, como também as chances de que ocorra uma infecção.
A importância disso no caso específico de bebês e crianças é maior, pois o sistema imunológico nesta faixa etária é imaturo. Para compensar isso, os pais devem fazer o possível para manter a imunidade de seus filhos sempre alta. O incentivo à adoção de hábitos saudáveis de vida (alimentação, suplementação, atividades físicas, boa higiene, etc.) é crucial para que haja sucesso.
Redução do tempo de recuperação varia de acordo com a criança
“Sim, um sistema imune forte pode reduzir o tempo de recuperação de uma doença porque o organismo consegue combater o vírus de forma mais rápida e eficiente. Além de se recuperar mais rápido, a criança também acaba apresentando menos sintomas e os mesmos menos intensos”, afirma a pediatra Flávia Bello.
A redução do tempo de recuperação varia bastante, pois cada organismo é único. Duas crianças sem problemas de imunidade, por exemplo, podem responder de maneira diferente a uma determinada infecção. “Depende, além da imunidade, da virulência do germe e de outros fatores ambientais. Ou seja, não existe uma regra, um número exato de dias menos doente que a criança pode ficar”.
Tratamento para fortalecer o sistema imune das crianças
“Ter as vacinas em dia, uma boa alimentação, brincar ao ar livre e, quando indicado, suplementar com vitaminas (principalmente a vitamina D) é fundamental para fortalecer o sistema imune infantil”, afirma Dra. Flávia. A utilização de medicamentos específicos para fortalecimento do sistema imune também pode ser discutida com seu médico.
Foto: Shutterstock