AchèAchè
search
Título

Um sistema imune forte pode reduzir o tempo de recuperação de uma doença?

Baixa Imunidade
Saúde Infantil

Por Dra. Flávia Bello

19 de outubro de 2023

Ter a imunidade alta significa que o organismo está bem amparado pelas suas próprias defesas e, portanto, qualificado para combater os agentes infecciosos que entram no corpo. Com isso, diminui-se não somente o tempo de recuperação de uma doença em curso, como também as chances de que ocorra uma infecção.
A importância disso no caso específico de bebês e crianças é maior, pois o sistema imunológico nesta faixa etária é imaturo. Para compensar isso, os pais devem fazer o possível para manter a imunidade de seus filhos sempre alta. O incentivo à adoção de hábitos saudáveis de vida (alimentação, suplementação, atividades físicas, boa higiene, etc.) é crucial para que haja sucesso.     

Redução do tempo de recuperação varia de acordo com a criança

“Sim, um sistema imune forte pode reduzir o tempo de recuperação de uma doença porque o organismo consegue combater o vírus de forma mais rápida e eficiente. Além de se recuperar mais rápido, a criança também acaba apresentando menos sintomas e os mesmos menos intensos”, afirma a pediatra Flávia Bello.
A redução do tempo de recuperação varia bastante, pois cada organismo é único. Duas crianças sem problemas de imunidade, por exemplo, podem responder de maneira diferente a uma determinada infecção. “Depende, além da imunidade, da virulência do germe e de outros fatores ambientais. Ou seja, não existe uma regra, um número exato de dias menos doente que a criança pode ficar”.

Tratamento para fortalecer o sistema imune das crianças

“Ter as vacinas em dia, uma boa alimentação, brincar ao ar livre e, quando indicado, suplementar com vitaminas (principalmente a vitamina D) é fundamental para fortalecer o sistema imune infantil”, afirma Dra. Flávia. A utilização de medicamentos específicos para fortalecimento do sistema imune também pode ser discutida com seu médico.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
Sistema imunológico
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Superando a endometriose: Você sabia que o tratamento pode te ajudar a ter uma vida normal?

, mais especificamente quando o hemograma aponta que a contagem total de leucócitos está abaixo de 4.000 células por milímetro cúbico de sangue. Esta síndrome pode ser primária ou secundária, variando de acordo com as suas causas.   Causas das síndromes leucopênicas primária e secundária “Na síndrome leucopênica primária, as causas são geralmente genéticas. O […]

Artigos
Quais medidas ajudam a fortalecer o sistema imunológico de crianças?

A saúde das crianças é sempre um cuidado especial na vida dos pais. Nos primeiros anos de vida, a atenção vai desde a proteção doméstica às cartelas de vacinação para que o crescimento seja saudável. Apesar de toda esta dedicação, que colabora bastante, as doenças ainda assim podem surgir. Por causa disso, separamos algumas dicas […]

Artigos
O que é síndrome leucopênica? Quais são os sintomas?

A síndrome leucopênica se caracteriza pela baixa presença de leucócitos (glóbulos brancos) no sangue, mais especificamente quando a contagem total dessas substâncias está abaixo de 4.000 células por milímetro cúbico de sangue. Como os glóbulos brancos fazem parte do sistema imunológico, ajudando a proteger o organismo de infecções e agentes estranhos, sua redução acaba trazendo […]

Converse com um dos nossos atendentes