Quem tem insônia sabe da importância de um sono de boa qualidade para a saúde do corpo. Dormir bem repõe as energias, melhora o humor, reduz o estresse e a ansiedade e ajuda a raciocinar melhor. Entretanto, o consumo de café e de bebidas energéticas pode se tornar um grande obstáculo para uma boa noite de descanso.
Energéticos causam insônia
“Os energéticos funcionam como estimulantes e podem deixar a pessoa mais agitada e ativa. Além disso, como possuem grande quantidade de cafeína, açúcar e outros ingredientes, podem causar sérios efeitos colaterais, como irritabilidade, aceleração ou irregularidade dos batimentos cardíacos e insônia”, alerta o neurologista Shigueo Yonekura.
O especialista afirma que as bebidas energéticas também podem ser responsáveis por outros problemas de saúde, principalmente para crianças e pessoas com risco de diabetes, por causa da grande quantidade de açúcar presente na composição. O consumo pode levar a um pico nas taxas de glicose e provocar uma exaustão maior do que a sentida antes de beber o produto, mesmo para quem não é diabético.
Consumo de energéticos deve ser feito com moderação
Segundo Yonekura, o uso inadequado pode agitar extremamente o consumidor, contribuindo para o desenvolvimento de uma ansiedade crônica. No entanto, o profissional não acredita que a ingestão das bebidas energéticas deva ser eliminada, mas sim feita com moderação e respeito ao organismo de cada pessoa.
A mesma regra vale para o café. “É preciso evitar o consumo em excesso porque pode provocar ansiedade, taquicardia, zumbidos e aumentar o estado de vigília, comprometendo o sono”, explica o médico. A bebida aumenta o número de despertares à noite e deve ser evitada algumas horas antes de dormir. Para quem sofre de insônia, é recomendável evitá-la no fim da tarde e no período da noite.
Foto: Shutterstock