AchèAchè
    search
    Título

    Tuberculose: Saiba tudo sobre a doença, como é transmitida e seus sintomas

    Pulmão

    Por

    A tuberculose é uma doença que ataca principalmente os pulmões, mas também pode afetar outros órgãos do corpo. É uma das principais causas de morte por doenças infecciosas no mundo e afeta milhões de pessoas a cada ano. No texto abaixo, entrevistamos a pneumologista Thais Reis, que explica tudo o que você precisa saber sobre a tuberculose, incluindo seus sintomas, formas de transmissão e tratamentos. Continue lendo!

    O que é tuberculose? Como se pega?

     

    A tuberculose é uma doença altamente contagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas que pode prejudicar outras regiões do corpo. Sua transmissão ocorre de pessoa para pessoa, através de gotículas infectadas com bacilos de Koch (Mycobacterium tuberculosis), que são expelidas no ar durante atividades simples como uma conversa, tosse ou um espirro. O perigo da tuberculose é a transmissão facilmente disseminável, uma vez que as pessoas saudáveis podem inalar as bactérias sem saber.

    Quais são os sintomas de Tuberculose?

     

    A tuberculose normalmente é caracterizada pelos seguintes sintomas:

    – Febre (principalmente vespertina);

    – sudorese (suor excessivo) noturna;

    – perda de apetite;

    – emagrecimento;

    – cansaço crônico;

    – fraqueza.

     

    Além desses, também há os sintomas específicos da tuberculose pulmonar, que são:

    Tosse seca ou produtiva (com catarro) por duas semanas ou mais;

    – eliminação de catarro;

    – expectoração com sangue.

    Tuberculose pode matar? O que fazer para a doença não chegar a esse ponto?

     

    Segundo a pneumologista Thais Reis, na presença dos sintomas acima, o melhor a fazer é procurar atendimento médico. “Exames de imagem e bacteriológicos podem ser realizados para confirmar o diagnóstico da doença, a qual é tratada utilizando-se quatro medicamentos distintos. Apesar de grave, a maioria dos casos consegue cura completa”. 

    Vale ressaltar que, apesar de ser uma doença curável, a tuberculose ainda é responsável pela morte de cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. A melhor forma de prevenção da doença é a vacinação.

    Tuberculose tem cura? Qual é o tratamento?

     

    O tratamento para a tuberculose é realizado por meio da administração diária do esquema RIPE, que consiste em uma combinação de quatro medicamentos: rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol. “Esse tratamento é gratuito e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), devendo ser realizado, preferencialmente, em regime de Tratamento Diretamente Observado (TDO). Nesse regime, o paciente é acompanhado e orientado por um profissional de saúde, garantindo a eficácia do processo de melhora”, afirma a Drª Thais.

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes