A osteoporose é uma doença que prejudica a saúde dos ossos e que deve ser tratada o quanto antes. Caso seu médico tenha recomendado o uso de medicamentos como parte do tratamento, saiba que eles são fundamentais para impedir a progressão da doença e trocá-los sem autorização pode comprometer sua qualidade de vida.
Substituir a medicação pode piorar quadro de osteoporose
“Trocar remédios prescritos por um médico para o tratamento pode provocar graves consequências aos pacientes. A dose, os efeitos colaterais e as reações adversas que podem afetar o paciente são conhecidos do médico que prescreveu. Cada paciente pode ter algum tipo de contraindicação, que pode causar doenças graves”, afirma o ortopedista Lucio Nakada.
Manter o medicamento indicado por seu médico é importante para fortalecer seus ossos, reduzindo os riscos de fraturas, uma das principais complicações da doença. “A medicação para osteoporose ajuda a aumentar a massa óssea do doente, melhora a fixação do cálcio nos ossos e, consequentemente, melhora a osteoporose”, conta o profissional.
Suplementos de cálcio contribuem para o tratamento da osteoporose
Além do tratamento medicamentoso, você deve ainda seguir as medidas indicadas para o dia a dia por seu especialista de confiança. “Os medicamentos são a principal forma de tratamento, mas devem ser associados a exercícios físicos e exposição ao sol. O cálcio e a vitamina D são indicados para suplementação, diminuindo o risco de fraturas“, explica o ortopedista.
No caso das mulheres diagnosticadas com osteoporose, é importante destacar que a doença tem forte influência da queda na quantidade de estrogênio após a menopausa, um hormônio que ajuda o cálcio a penetrar nos ossos. Se for o seu caso e se não houver contraindicações, seu tratamento pode ser feito também com terapia hormonal, que também contribui para o aumento da massa óssea.
Dr. Lucio Nakada é ortopedista e traumatologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 87965
Foto: Shutterstock