AchèAchè
search
Título

Trocar a medicação para osteoporose sem autorização médica pode prejudicar seu tratamento

Doenças dos Ossos

Por

19 de outubro de 2023

A osteoporose é uma doença que prejudica a saúde dos ossos e que deve ser tratada o quanto antes. Caso seu médico tenha recomendado o uso de medicamentos como parte do tratamento, saiba que eles são fundamentais para impedir a progressão da doença e trocá-los sem autorização pode comprometer sua qualidade de vida.

 

Substituir a medicação pode piorar quadro de osteoporose

 

“Trocar remédios prescritos por um médico para o tratamento pode provocar graves consequências aos pacientes. A dose, os efeitos colaterais e as reações adversas que podem afetar o paciente são conhecidos do médico que prescreveu. Cada paciente pode ter algum tipo de contraindicação, que pode causar doenças graves”, afirma o ortopedista Lucio Nakada.
Manter o medicamento indicado por seu médico é importante para fortalecer seus ossos, reduzindo os riscos de fraturas, uma das principais complicações da doença. “A medicação para osteoporose ajuda a aumentar a massa óssea do doente, melhora a fixação do cálcio nos ossos e, consequentemente, melhora a osteoporose”, conta o profissional.

 

Suplementos de cálcio contribuem para o tratamento da osteoporose

 

Além do tratamento medicamentoso, você deve ainda seguir as medidas indicadas para o dia a dia por seu especialista de confiança. “Os medicamentos são a principal forma de tratamento, mas devem ser associados a exercícios físicos e exposição ao sol. O cálcio e a vitamina D são indicados para suplementação, diminuindo o risco de fraturas“, explica o ortopedista.
No caso das mulheres diagnosticadas com osteoporose, é importante destacar que a doença tem forte influência da queda na quantidade de estrogênio após a menopausa, um hormônio que ajuda o cálcio a penetrar nos ossos. Se for o seu caso e se não houver contraindicações, seu tratamento pode ser feito também com terapia hormonal, que também contribui para o aumento da massa óssea.

 

Dr. Lucio Nakada é ortopedista e traumatologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 87965

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Como a osteoartrite nas mãos prejudica a rotina do paciente?

A osteoartrite é uma doença que atinge as articulações do corpo, provocando um desgaste das cartilagens que as revestem e causando deformações nos ossos nos casos mais graves. Essas alterações ósseas são chamadas de osteófitos e são muito frequentes em casos de osteoartrite nas mãos. Trata-se de um problema que pode provocar um quadro de […]

Artigos
Quem tem osteoartrite deve evitar subir muitos lances de escada?

A cartilagem que reveste as superfícies das articulações tem como função evitar que haja atrito entre os ossos. No entanto, o desgaste das cartilagens provocado pela osteoartrite, uma doença degenerativa, leva a um quadro em que há uma progressiva diminuição do amortecimento do impacto produzido pelo movimento do corpo. Será que fazer esforço ao subir muitos […]

Artigos
Que desafios um idoso com osteoporose pode enfrentar durante o período de isolamento social?

As mudanças físicas e mentais impostas pela idade trazem uma série de dificuldades para os idosos e isso não é segredo para ninguém. No entanto, o período de isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus pode aumentar ainda mais os desafios do dia a dia, especialmente para um idoso com osteoporose. Confira! Deixar de fazer exercícios […]

Converse com um dos nossos atendentes