AchèAchè
search
Título

Transtorno bipolar: Quanto tempo costumam durar as fases da doença?

Uncategorized

4 de novembro de 2023

O Transtorno Bipolar (TB) é uma condição psiquiátrica caracterizada por alterações graves de humor, que envolvem períodos de humor elevado (mania ou hipomania) e de depressão (polos opostos da experiência afetiva) intercalados por períodos de remissão, e associados a sintomas cognitivos, físicos e comportamentais específicos.

A mania pode cursar com euforia, agitação, aumento de energia e sensação de grandeza, enquanto a depressão cursa com tristeza, apatia, prostração, falta de prazer, dentre outros sintomas. A duração dessas fases varia de acordo com as condições de cada caso.  

“Na fase de mania, os sintomas geralmente surgem subitamente e evoluem rápido, ao longo de poucos dias. Após instalada, a duração dessa fase pode variar de caso a caso, sendo que um episódio maníaco não tratado pode durar de algumas semanas a cerca de 3 a 4 meses”, informa o psiquiatra Leonardo Fabrício Gomes.

Ainda segundo o especialista, a hipomania tem algumas pequenas diferenças. O início também se dá de forma súbita, progredindo rapidamente, mas a duração geralmente é mais curta que a mania.

Já a fase de depressão tende a ser mais longa, com duração, geralmente, superior à da mania e hipomania. “A depressão no transtorno bipolar tem, frequentemente, duração de vários meses, sendo que um episódio depressivo não tratado pode durar de 6 a 13 meses. Pode surgir subitamente ou evoluir lentamente ao longo de semanas a meses”, afirma o psiquiatra.

Tratamento ajuda a diminuir duração das fases do transtorno bipolar

 

A gravidade do quadro e a falta de tratamento durante as fases influenciam diretamente em sua duração. Por isso, a adesão ao tratamento e às medidas de controle dos sintomas deve ser rápida. “O manejo adequado dos sintomas permite melhor controle dos episódios de humor, possibilitando reduzir suas durações e, consequentemente, o sofrimento tanto do paciente quanto de seus familiares”, completa Gomes.


Foto: Shutterstock


Referência bibliográfica: 

Bosaipo NB, Borges VF, Juruena MF. Transtorno Bipolar: uma revisão dos aspectos conceituais e clínicos. Medicina (Ribeirão Preto, Online.) 2017;50(Supl. 1),jan-fev.:72-84.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
O que são articulações?

O sistema esquelético humano é formado por vários ossos de tamanhos e formas diferentes. O que garante a junção desses ossos e a mobilidade humana são as articulações entre eles. A maior parte das articulações proporcionam a capacidade humana de realizar amplos movimentos, dessa forma garante a manipulação de objetos e executar movimentos variados, como […]

Artigos
Quais são os fatores que levam homens a desenvolver osteoporose?

A osteoporose é uma doença que afeta principalmente as mulheres. No entanto, isso não significa que os homens também não estão sujeitos à doença: segundo a Fundação Internacional da Osteoporose (IOF), um a cada cinco homens com mais de 50 anos terá uma fratura óssea por causa da osteoporose. Veja, logo abaixo, os fatores que […]

Artigos
É possível voltar a ter varizes mesmo após tratamento cirúrgico e medicamentos?

O tratamento das varizes, as veias dilatadas e tortuosas que aparecem com mais frequência nas pernas, pode ser feito com a ajuda de medicamentos e até cirurgia. No entanto, o que queremos saber é: após tais procedimentos, ficamos livres da doença ou podemos ainda voltar a sofrer com o problema? Fase clínica e cirurgias O […]

Converse com um dos nossos atendentes