search
Título

Toda pele acneica é oleosa e toda pele oleosa é acneica?

Acne e manchas de pele
Meu Corpo
Pele e Beleza

14 de novembro de 2023

Um dos principais fatores de risco para a manifestação da acne é o excesso de oleosidade na pele. Existe, portanto, uma relação direta entre acne e oleosidade. A exposição a fatores que aumentam a oleosidade da pele aumentam as chances de surgirem espinhas, por exemplo. Porém, isso não significa que toda pele oleosa será acneica ou vice e versa. É possível ter a pele oleosa mas sem acne. 

Diferenciação entre pele acneica e pele oleosa


Nem toda pele acneica é oleosa e nem toda pele oleosa é acneica. A pele oleosa tem uma produção excessiva de sebo, enquanto a pele acneica conta com uma alteração nas características do sebo. Tal alteração leva à proliferação de bactérias e formação da acne e comedões”, explica a dermatologista Juliana Fonte. Os hormônios sexuais comuns à puberdade são os principais responsáveis por essas alterações da pele. 
De acordo com informações veiculadas no portal da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a acne consiste em um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. Isso reforça a relação estreita entre acne e produção de sebo/oleosidade. Além disso, a acne tem um forte componente genético e não se relaciona diretamente com a alimentação. 

Tratamento contra acne e oleosidade excessiva


A SBD orienta ainda que o
tratamento contra a acne seja feito o mais cedo possível, pois o quadro pode gerar complicações de pele e psicológicas ao indivíduo no futuro. Isso porque a acne, dependendo do grau, pode deixar marcas e cicatrizes no rosto, as quais não são fáceis de remover. Quanto antes o tratamento for iniciado, maiores as chances de recuperação plena.
Tanto o tratamento quanto a prevenção contra acne e excesso de oleosidade podem se beneficiar do uso de dermocosméticos específicos para esse tipo de pele. Existem hoje disponíveis no mercado produtos com ativos que ajudam a combater cravos, espinhas e excesso de brilho, oferecendo o equilíbrio ideal para uma pele saudável e livre da oleosidade. 

 

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD):
https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/acne/23/

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
acne
pele
pele oleosa
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Melasma: saiba quais são as causas e o tratamento do problema

A principal causa do desenvolvimento do melasma é a exposição solar inadequada, ou seja, sem proteção. Por isso, a forma mais eficiente e simples de evitar o problema é aplicar diariamente o filtro solar, especialmente nos horários em que a incidência dos raios ultravioleta é mais intensa e o seu contato com o sol é maior. Cuidados […]

Artigos
Como saber se uma mancha na pele é perigosa para a saúde?

Existem diferentes tipos de manchas na pele, alguns inofensivos e outros que podem indicar um quadro perigoso. As manchas mais comuns são as escuras, causadas pela exposição solar excessiva ao longo do tempo. Além da tonalidade, outros sinais das manchas podem servir de alerta para indicar possíveis riscos. “No caso do melanoma, que é o […]

Artigos
Primeiro, segundo e terceiro grau: qual é a diferença entre as queimaduras?

Queimaduras são lesões na pele provocadas pelo contato direto com calor, radiação, eletricidade ou substâncias químicas. Elas podem envolver diferentes camadas da pele e, justamente por isso, são classificadas em primeiro, segundo e terceiro grau (da camada mais superficial para a mais profunda). Cada uma possui características distintas. A queimadura de primeiro grau é aquela […]

Converse com um dos nossos atendentes