O aumento da oleosidade ocorre no verão e em dias quentes, no geral, pois os vasos se dilatam mais, o que estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais sebo. Também é comum a intensificação da sudorese, já que o organismo aumenta a transpiração para manter o corpo fresco. Por isso, a pele fica com um aspecto “melado”, o que gera incômodo e aumenta os riscos de problemas de pele, como acne (espinhas).
Cuidados para tratar a pele oleosa
Para controlar esse excesso de oleosidade no verão, é importante adotar alguns cuidados de pele diários. “O aumento da oleosidade da pele no verão pode ser controlado por meio da hidratação e limpeza adequadas, sendo importante também evitar a lavagem excessiva da região, bem como a utilização de água quente e de produtos oleosos contra indicados para esse tipo de pele”, informa a dermatologista Thaís Reginatto Nietsche.
Vale destacar que a higienização excessiva da pele não é indicada pois leva ao ressecamento, o que pode gerar inflamação e desencadear o que se chama de efeito rebote. Isso significa que a medida que visa controlar a oleosidade pode acabar provocando o efeito adverso, com aumento de produção de sebo. Para evitar essa e outras possíveis complicações, é importante sempre seguir as orientações médicas.
Principais cosméticos para controlar o excesso de oleosidade
Segundo a especialista, vale ainda apostar em cuidados com a alimentação, buscando uma dieta equilibrada, com redução do consumo de alimentos com alto índice glicêmico. “A proteção solar também é fundamental para minimizar os impactos da oleosidade na pele e, consequentemente, o desenvolvimento de acne”, afirma a médica. Nessa situação, vale apostar em um filtro solar específico para pele oleosa.
Pessoas cuja pele sofre com oleosidade acima do normal devem apostar em produtos específicos para pele oleosa, não apenas filtro solar mas todos os dermocosméticos utilizados na rotina de skincare, como hidratantes e sabonetes. Estes produtos contam com ativos que ajudam a combater cravos, espinhas e excesso de brilho na pele, e que também promovem equilíbrio à pele.
Foto: Shutterstock