search
Título

Peles mistas, oleosas e acneicas podem se beneficiar com a aplicação do mesmo tipo de dermocosmético?

Acne e manchas de pele
Pele e Beleza

19 de outubro de 2023

Existem hoje diversas opções de dermocosméticos disponíveis, incluindo as versões para os mais variados tipos de pele. Peles mistas, oleosas e acneicas, por exemplo, podem se beneficiar muito com o uso de produtos desenvolvidos especialmente para suas características específicas. Estes três tipos de pele, inclusive, podem ser tratados com o mesmo produto. 

Uso de dermocosméticos em peles mistas, oleosas e acneicas


“Tanto as peles mistas,
quanto as oleosas e acneicas podem se beneficiar do uso dos mesmos dermocosméticos, pois todas apresentam uma produção desregulada de sebo. Ou seja, todas possuem em comum o mesmo fator relevante”, afirma a dermatologista Juliana Fonte. Sendo assim, todas podem apostar em produtos específicos para quem sofre com excesso de oleosidade na pele. 
As linhas de cosméticos que abrangem peles mistas, oleosas e acneicas contam com ativos poderosos que ajudam no combate aos cravos, espinhas e brilho excessivo, além de oferecerem o equilíbrio ideal para uma pele saudável e livre de oleosidade. “As principais características do produto ideal para esses tipos de peles são: ser livre de óleo, ter controle de oleosidade e ser em base sérum ou aquosa”, informa a especialista.

Diferenciação entre as peles acneica, oleosa e mista


Vale destacar que as
peles oleosa e acneica se associam diretamente, já que o excesso de oleosidade é um dos principais fatores para a manifestação da acne. Mesmo assim, nem toda pele oleosa será acneica, até porque existem outros fatores que facilitam o surgimento de espinhas na pele do rosto e também em outras áreas do corpo. 
Já a pele mista se caracteriza pelo aumento da oleosidade apenas em uma região específica do rosto, que é a chamada zona T (testa, nariz e queixo).Nas demais partes do rosto a pele mantem um aspecto seco, justificando o termo “mista”. “Além disso, os poros, no geral, são mais alargados apenas nesta zona T e há uma propensão menor para formação de cravos e espinhas, em comparação com a pele totalmente oleosa”, explica a dermatologista Alexandra Bononi. 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Melasma: saiba quais são as causas e o tratamento do problema

A principal causa do desenvolvimento do melasma é a exposição solar inadequada, ou seja, sem proteção. Por isso, a forma mais eficiente e simples de evitar o problema é aplicar diariamente o filtro solar, especialmente nos horários em que a incidência dos raios ultravioleta é mais intensa e o seu contato com o sol é maior. Cuidados […]

Artigos
Um sabonete para acne pode ser utilizado por qualquer pessoa?

Pessoas que sofrem com acne precisam se submeter a uma série de procedimentos que fazem parte do tratamento para melhorar a saúde da pele e um deles é o uso de sabonete especial. Produzido exclusivamente para quem tem espinhas, este sabonete não deve ser utilizado por aqueles que não precisam. Sabonete para acne pode causar […]

Artigos
Como saber se uma mancha na pele é perigosa para a saúde?

Existem diferentes tipos de manchas na pele, alguns inofensivos e outros que podem indicar um quadro perigoso. As manchas mais comuns são as escuras, causadas pela exposição solar excessiva ao longo do tempo. Além da tonalidade, outros sinais das manchas podem servir de alerta para indicar possíveis riscos. “No caso do melanoma, que é o […]

Converse com um dos nossos atendentes