search
Título

Pele oleosa: como são os cuidados de limpeza para evitar problemas como a acne?

Cuidados com a pele
Pele e Beleza

Por Dra. Cinthya Basaglia

4 de novembro de 2023

A pele é o maior órgão do corpo e um dos mais importantes, já que é a principal barreira de proteção entre o organismo e o ambiente. Por isso, para se manter saudável e com bom aspecto, precisa de cuidados específicos para cada tipo, como seca e oleosa. Nesse segundo caso, a limpeza é fundamental para evitar problemas como a acne. Afinal, como deve ser feita a limpeza de uma pele oleosa?

Pele oleosa precisa ter uma rotina própria de limpeza

O controle da oleosidade é um passo importante na limpeza de pele oleosa, mas se engana quem acha que o objetivo deve ser tirar todo o óleo com qualquer sabonete disponível. Isso pode, inclusive, piorar o problema. “A pele oleosa deve sempre ter cuidados específicos”, afirma a dermatologista Cinthya Basaglia Fonseca. “Deve ser feita uma higiene específica com um sabonete adequado para pele oleosa e essa limpeza deve ser feita no máximo duas vezes ao dia, para não causar um efeito rebote na pele e, ao invés de ‘secar’, deixá-la mais oleosa ainda”, acrescenta a médica. 
O efeito rebote, citado pela especialista, consiste em uma produção maior de sebo na pele para compensar o que foi removido pela limpeza excessiva, já que algum grau de oleosidade natural é importante para a saúde da pele.

Além disso, é importante ficar atento ao efeito prejudicial de produtos cosméticos e da poluição no rosto, já que o entupimento dos poros é ainda mais comum em quem tem a pele oleosa. “É importante sempre retirar a maquiagem à noite e, de preferência, usar uma água micelar após a limpeza para retirar qualquer resíduo, seja da maquiagem ou até mesmo da poluição”, recomenda a dermatologista.

Hidratação da pele também é ponto chave para lidar com oleosidade

Quem tem a pele oleosa pode achar que a hidratação não é tão importante, ou talvez deva até mesmo ser evitada, para não piorar o problema. Essa perspectiva está completamente errada, já que a hidratação adequada, com os produtos certos, pode fazer muita diferença na saúde e na aparência da sua pele. “Outro ponto importante é a hidratação da pele oleosa”, completa Cinthya. “Essa pele também precisa ser hidratada. Hoje, temos diversos hidratantes específicos para esse tipo de pele”, adiciona. Para evitar a sensação “grudenta” na pele oleosa, a especialista recomenda um hidratante sérum, que tem uma consistência mais leve.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
cuidados com a pele
peles oleosas
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais fatores são os principais responsáveis pelo excesso de oleosidade na pele?

Quem tem a pele oleosa sabe como é chato conviver com isso. Isso acontece quando a pele produz uma quantidade acima do normal de secreção sebácea, ficando assim, úmida e brilhante aos olhos de quem vê. São diversos os fatores responsáveis para esta oleosidade excessiva e, com a ajuda de uma especialista no assunto, vamos […]

Artigos
Quais são os benefícios do protetor solar específico para pele oleosa?

A pele oleosa é marcada pela produção excessiva de sebo, que a deixa com uma aparência brilhante e pegajosa. Um dos principais cuidados que quem tem esse tipo de pele deve adotar é o uso de produtos dermocosméticos específicos. O protetor solar é um dos maiores exemplos. Conheça os principais benefícios dos filtros solares desenvolvidos […]

Artigos
Por que picada de inseto pode deixar a pele vermelha e irritada?

Vermelhidão, irritação e inchaço na pele são os principais sinais e sintomas da picada de insetos. Eles aparecem em função do veneno injetado pela picada ou ferroada desses bichinhos, que mesmo sendo bem pequenos conseguem causar um grande incômodo. Em geral, não há perigo envolvido. O problema surge quando o indivíduo é mais sensível às picadas. […]

Converse com um dos nossos atendentes