AchèAchè
search
Título

É verdade que remédios analgésicos dão sono?

Cuidados e Bem-estar
Segurança para o Paciente

Por Dr. Shigueo Yonekura

19 de outubro de 2023

Os analgésicos são medicações muito úteis para aliviar diversos tipos de dor, como dores de cabeça, nos músculos e cólica, além de serem utilizados também para diminuir a febre. A maior parte destes produtos não precisa de receita médica e pode ser consumida sem problemas, desde que em quantidades apropriadas. No entanto, é preciso conhecer alguns de seus possíveis efeitos colaterais, como alterações no sono.

Sono é um dos efeitos colaterais de alguns analgésicos


“Algumas pessoas são sensíveis aos efeitos secundários dos medicamentos e podem sofrer com excesso de sono. Alguns princípios ativos atuam no sistema nervoso central e diminuem os reflexos, causando sonolência”, afirma o neurologista Shigueo Yonekura. Apesar de aumentarem o sono, essas medicações não devem ser utilizadas para driblar a dificuldade de dormir, que deve ser tratada individualmente, com acompanhamento médico.

Por outro lado, alguns analgésicos contêm cafeína e outras substâncias estimulantes na composição química, podendo provocar agitação e insônia, especialmente se forem consumidos perto da hora de dormir. O uso crônico desses medicamentos é capaz de desregular o sono e deixar o paciente muito cansado, estressado e desatento.

Converse com o médico sobre o sono causado por um analgésico


A solução, segundo Yonekura, é fazer uso dos medicamentos em horários adequados e sempre seguir as orientações dadas pelo médico de sua confiança. Se o sono persistir, considere pedir para trocar a medicação. Mas, se o sono for exagerado, conte ao profissional para que ele possa analisar o caso e descobrir o que está por trás do sintoma.

Lembre-se que os analgésicos devem ser utilizados apenas durante algumas situações. Se o uso se tornar comum, é importante procurar auxílio. “Caso o padrão de uso se torne mais frequente, o paciente deve retornar ao profissional para que novas condutas sejam tomadas. Todos os remédios podem estar relacionados a efeitos colaterais”, completa a também neurologista Jerusa Smid.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Tags
analgésico
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Vacina bivalente para a COVID-19: Vou precisar me vacinar de novo?

Desde que a vacina contra COVID-19 entrou no calendário de imunização, muitas dúvidas começaram a surgir, principalmente sobre qual a melhor indicação para cada público e a regularidade com a qual ela deve ser aplicada. Com a chegada da vacina bivalente, a situação não poderia ser diferente. Com essa atualização do imunizante, o principal questionamento […]

Artigos
Glaucoma: Doença silenciosa pode ser tratada com colírios ou cirurgia! Entenda!

O glaucoma é uma doença ocular que pode levar à cegueira de forma lenta e silenciosa. Como os sintomas de glaucoma costumam não ser percebidos pelo paciente, a maioria dos casos só é diagnosticada no seu estágio avançado. Por isso, é muito importante saber mais sobre essa condição e entender a maneira correta de preservar a saúde […]

Artigos
A importância da alimentação adequada e balanceada: Relação do intestino com a imunidade

Diante da pandemia de Coronavírus (COVID-19) temos diversos aspectos de nossas vidas afetados, principalmente em função do isolamento social necessário. Seja pelo teletrabalho, pela presença das crianças em casa, pelo distanciamento dos amigos e familiares, um novo modo de viver nos foi imposto e lidar com as mudanças de uma forma leve pode nos ajudar […]

Converse com um dos nossos atendentes